Turistas desaparecidos em caverna do Parque Terra Ronca são localizados

Turistas desaparecidos em caverna do Parque Terra Ronca são localizados (Semad-GO/Divulgação)

Os quatro turistas que desapareceram após adentrarem uma caverna no Parque Terra Ronca, em Posse, no nordeste de Goiás, foram localizados vivos e sem ferimentos. Os amigos sumiram após explorarem a caverna Terra Ronca 1 sem a presença de guias turísticos, apenas com as lanternas dos celulares.

O desaparecimento ocorreu no domingo, 30. De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), os turistas adentraram o parque às 14h20 e a última vez que conseguiram entrar em contato com familiares foi por volta das 22h30 do mesmo dia.

A Semad ressaltou a importância de não explorar a caverna sem a presença de guias. Os turistas foram identificados como um idoso de 64 anos e três homens entre 23 e 30 anos, sendo que um deles havia caído de moto dois dias antes e estava com o joelho lesionado.

As buscas contaram com quatro equipes compostas por funcionários da Semad, do ICMBio, militares do Corpo de Bombeiros, guias, uma brigada comunitária e moradores locais. Além disso, drones foram utilizados para auxiliar na varredura das áreas.

Parque Terra Ronca

O Parque Terra Ronca foi criado em 1989 e delimitado em 1996. O local abriga cavernas, espécies ameaçadas de extinção, rios, cachoeiras e sítios ecológicos. Em 2023, o Plano de Manejo Espeleológico do Parque Estadual de Terra Ronca foi aprovado pela Semad, estabelecendo normas para o uso e zoneamento das cavernas no parque, que é considerado um dos conjuntos espeleológicos mais importantes da América do Sul, com mais de 200 cavernas em seu interior.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Policial disfarçado de Papai Noel prende criminoso procurado há mais de 10 anos

Um policial civil chamou a atenção ao se fantasiar de Papai Noel para prender um criminoso procurado há mais de 10 anos. A ação fez parte de uma operação inovadora e bem-sucedida das polícias civis dos estados do Amapá e do Amazonas, na noite desta segunda-feira, 23.

Ação foi coordenada pela 1ª Delegacia de Santana, no Amapá, liderada pelo delegado Leonardo Alves, e tinha como alvo Raimundo Santos, 40 anos, que vivia em Manaus sob a identidade falsa de Pablo Santos.

Procurado por crimes de furto e roubo e com uma extensa ficha criminal, incluindo investigações por homicídio, o suspeito foi localizado no bairro João Paulo 2º com o apoio da equipe do 1º Distrito Integrado de Polícia de Manaus, coordenada pelo delegado Cícero. Para não levantar suspeitas, um policial se disfarçou de Papai Noel, o que permitiu a prisão do fugitivo sem alertá-lo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp