Uber reforça segurança pedindo selfie aos usuários

Os passageiros que optarem pelo pagamento de viagens feitas pelo Uber deverão enviar uma selfie. A medida faz parte de uma estratégia para aumentar a segurança da plataforma, empresa e usuários. A foto deverá ser enviada antes da solicitação do transporte. A medida está em fase de testes e valerá apenas para parte das pessoas que utilizam o serviço sem fornecer informações do cartão de crédito ou débito.

Segundo a plataforma, o envio das imagens faz parte de uma das solicitações mais sugeridas por motoristas. A foto, no entanto, não servirá para identificação dos passageiros pelos condutores nem pela empresa, que descarta verificação biométrica. A selfie passará a integrar um bando de dados que será encaminhada às autoridades, caso necessário.

“A Uber entende que a tecnologia é um recurso poderoso para trazer mais segurança a todos que usam o nosso aplicativo. A selfie vem como uma camada adicional à verificação de CPF dos usuários que já realizamos há muitos anos e para complementar a checagem de documentos”, ressalta a gerente de Operações para Segurança da plataforma, Araceli Almeida.

Com a informação, a ideia é tentar reduzir a criminalidade ao identificar previamente o solicitante da corrida. A novidade chega após o anúncio de outras duas funcionalidades. Em uma delas, o motorista pode decidir se aceita a viagem a partir do local de destino do passageiro e a segunda é a integração da plataforma com a Polícia Militar do Rio de Janeiro, permitindo o acionamento de emergência através de um botão disponível no aplicativo.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos