Press "Enter" to skip to content

Veja quem são os líderes em intenções de votos para o governo dos principais estados brasileiros

Última atualização 01/10/2022 | 18:53

Na noite deste domingo, 02, os eleitores de todos os estados saberão quem serão os novos ou reeleitos governadores. A votação começa somente às 8 horas da manhã, mas as pesquisas de intenção de votos já sugerem os preferidos pela população. Diversos levantamentos criaram o possível cenário de nomes escolhidos pelos cerca de 100 milhões de eleitores brasileiros.

Em Goiás, a pesquisa Serpes mais recente publicada neste sábado, 01, aponta para mais quatro anos de mandato de Ronaldo Caiado (União Brasil)  já no primeiro turno. O atual governador aparece com quase 61% dos votos válidos contra 23,9% de Gustavo Mendanha (Patriota) e 10,1% para o major Vitor Hugo (PL).

Os paulistas devem escolher Fernando Haddad (PT), enquanto o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) ficaria em segundo lugar e Rodrigo Garcia (PSDB) seria o terceiro mais votado no estado. Se as projeções se confirmarem, eles terão 34%, 24% e 19% das intenções de voto.

O Ipec no Rio de Janeiro divulgou nesta semana que 48% dos votos válidos seriam para o atual governador, Cláudio Castro (PL), que assumiu há pouco mais de dois anos após afastamento do titular Wilson Witzel. Em segundo lugar aparece o deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) com 31%. Com os números, os fluminenses não precisariam participar de um segundo turno.

A tendência à reeleição pode ocorrer também no Distrito Federal. Na capital do País, Ibaneis Rocha Ibaneis (MDB) surge com 43% das intenções de voto. O vice-líder na pesquisa Ipec é Leandro Grass, com 16% da preferência e Izalci conquista 9% do eleitorado.

Os mineiros parecem querer mais uma gestão de Romeu Zema (Novo). A estimativa de votos mais recente confere a ele 45% dos votos. Em segundo lugar na pesquisa Ipec regional mostra que ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) garantiria 34% dos eleitores. Com esse cenário, a disputa para escolha do governador seria decidida em segundo turno.

Na Bahia, o maior colégio eleitoral do Nordeste e quarto maior do país, a tradição política deve ser rompida nestas eleições. Jerônimo Rodrigues (PT) detém 46,5% dos votos do eleitorado baiano contra  39,6%  de ACM Neto (União Brasil), da família do ex-governador e ex-senador pelo estado. Em terceiro está João Roma (PL) com 9,9% da preferência da população, segundo a AtlasIntel.

O filho do apresentador Ratinho, do SBT, tende a ser o escolhido novamente nas urnas pelos paranaeses. Ratinho Junior (PSD) já governa o estado e pode ser reeleito com  68,4% dos votos. Nome forte na política regional, Roberto Requião (PT) deve ficar sem o mandato porque tem somente 24,7% da escolha popular. Em terceita e quarta colocações ficaram  Ricardo Gomyde (PDT) com 2,5%, e pela Professora Angela (Psol), com 1,2%, conforme a  Paraná Pesquisas.