Press "Enter" to skip to content

Venezuelana retruca Bolsonaro após fala polêmica sobre prostituição infantil

Última atualização 16/10/2022 | 16:54

Depois da polêmica fala do presidente e candidato a reeleição, Jair Bolsonaro (PL), uma das venezuelanas visitadas por ele em São Sebastião, região administrativa do Distrito Federal, em 2021, retrucou a fala do presidente sobre ter encontrado adolescentes vindas da Venezuela “arrumadas para ganhar a vida”, fazendo referência a prostituição infantil

A declaração do presidente foi dada em um podcast na última sexta-feira, 14, quando ele também se referiu ao encontro dizendo que ‘pintou um clima’. Segundo a mulher, no dia em que Bolsonaro fez a visita, estava acontecendo uma ação social para refugiados no local, situação diferente à que foi declarada pelo mandatário.

“Não tem nada a ver com o que ele está falando agora. Esse dia foi uma ação que acontecia na casa. Uma brasileira que fazia curso de estética vinha até aqui para fazer a prática do que estava aprendendo, de corte de cabelo, design de sobrancelha. Então, nós reunimos um grupo de mulheres e era isso o que acontecia naquele dia”, disse a mulher que não quis se identificar.

Encontro

Ainda de acordo com a mulher, havia adolescentes na casa naquele dia, entre elas, sua filha e sua sobrinha. O encontro de Bolsonaro com as venezuelanas em São Sebastião foi transmitido, na época, por redes sociais. 

Nas imagens, é possível ver que Bolsonaro conversa com as mulheres, algumas com máscara de proteção contra a covid-19 e algumas de rosto descoberto. Na ocasião, o presidente falou contra o isolamento social para combater a pandemia e conversou com elas sobre as dificuldades na Venezuela. 

Se Bolsonaro suspeitou de prostituição infantil no local, não fez qualquer menção a isso durante a visita, nem sequer se mostrou desconfortável com qualquer situação.

Bolsonaro viraliza 

Durante entrevista a um podcast, Bolsonaro descreveu o encontro com as mulheres venezuelanas: 

“Parei a moto numa esquina, tirei o capacete e olhei umas menininhas, três, quatro, bonitas, de 14, 15 anos, arrumadinhas num sábado, numa comunidade. E vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei, ‘posso entrar na tua casa?’ Entrei”, disse o presidente.

“Tinha umas 15, 20 meninas, [num] sábado de manhã, se arrumando, todas venezuelanas. E eu pergunto: meninas bonitinhas, 14, 15 anos se arrumando num sábado para quê? Ganhar a vida. Você quer isso para a tua filha, que está nos ouvindo aqui agora. E como chegou neste ponto? Escolhas erradas”, continuou Bolsonaro.

O trecho da fala sobre ‘pintar um clima’ com menores de idade viralizou neste sábado, 15, e chegou aos Trending Topics do Twitter (lista dos assuntos mais comentados na rede social). Somados, os termos “pintou um clima”, “Bolsonaro pedófilo” e “Bolsonaro pervertido” chegaram a somar quase 90 mil menções na plataforma digital. 

Defesa

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) usou as redes para defender o pai, após a repercussão negativa há dias do segundo turno, que definirá o novo presidente do Brasil. 

“Pegou uma fala mal colocada do presidente para lhe imputar uma fake news nojenta! Um pai com uma filha e duas netas! Bolsonaro sempre foi um ferrenho combatente da pedofilia”, compartilhou o ‘01’.