A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta quarta-feira (8), projeto de autoria do vereador Zander Fábio (Patriota), instituindo a Unidade Ambiental de Saúde e Bem Estar Animal em Goiânia, que integrará os órgãos e funções da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA). O hospital público veterinário vai atender animais domésticos, nativos ou exóticos de todos os tamanhos, que estiverem abandonados ou pertencerem a tutores sem condições financeiras para pagar tratamentos ou ações preventivas, além de animais que forem encaminhados por órgãos públicos ONGs ou protetores.
Segundo o vereador, os tutores que não forem considerados de baixa renda terão que pagar valores abaixo da tabela oficial das clínicas particulares. A verba arrecadada será revertida ao Fundo Ambiental de Proteção de Bem Estar Animal. O hospital veterinário oferecerá, entre outros serviços, atendimento hospitalar (clínico, cirúrgico, reparatório e de internação), atendimento emergencial, atendimento de resgate para vítimas de acidentes, exames laboratoriais e de imagem, vacinação, castração, fisioterapia, atendimento farmacológico e adestramento, para evitar condutas agressivas.
Zander Fábio comemorou a aprovação do projeto, defendido por ele desde 2013. O vereador destaca que a verba destinada ao hospital não sairá da secretaria de Saúde, mas da AMMA. “Ao respeitar os animais, as pessoas passam a respeitar mais o ser humano em geral. Uma sociedade só evolui se cuidar de seus animais, do meio ambiente e das pessoas”, explica.
Informações da assessoria da Câmara Municipal de Goiânia.