Press "Enter" to skip to content

Vídeo: candidatos a governador de São Paulo e da Bahia cometem gafes

Última atualização 23/09/2022 | 11:02

A pouco mais de uma semana das Eleições 2022, dois candidatos a governador cometeram gafes e se envolveram em polêmicas. Em São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) não soube responder a uma pergunta a respeito do local exato em que vota. Já na Bahia, ACM Neto (União Brasil) se autodeclarou como pardo, aparecendo com bronzeamento.

Controvérsias de candidatos a governador

Tarcísio de Freitas, postulante a governador de São Paulo, concedeu uma entrevista à TV Vanguarda. Natural do Rio de Janeiro, o candidato alterou o seu domicílio eleitoral para a cidade paulista de São José dos Campos. A repórter o questionou sobre qual era o endereço exato de votação, mas Tarcísio respondeu apenas: “é um colégio”.

Seus opositores não perderam a oportunidade de criticá-lo. “Já que é a primeira vez que você vota em SP, clica aqui pra descobrir o seu local de votação”, publicou Rodrigo Garcia (PSDB), inserindo um link com o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Fernando Haddad (PT) também se manifestou. “A quem interessar, eu voto há anos na Zona Eleitoral 258 – Seção 10, em Indianópolis”, disse.

Na pesquisa Ipec da última terça-feira, 20, Tarcísio somou 22% de intenções de voto para governador de São Paulo. Ele está em situação de empate técnico com Rodrigo Garcia, dono de 18%. Haddad lidera o levantamento, ostentando 34% das intenções de voto.

Mudando para a Bahia, ACM Neto causou uma controvérsia ao se autodeclarar como pardo, algo que já tinha feito nas Eleições de 2016. Naquele ano, se tornou prefeito de Salvador. Em entrevista à TV Bahia, ele apareceu bronzeado, aumentando ainda mais a polêmica. A âncora Julia Duailibi, da Globonews, chegou a rir quando viu a imagem do candidato enquanto apresentava a matéria.

Na pesquisa Datafolha da última quarta-feira, 21, ACM Neto caiu cinco pontos percentuais entre os candidatos a governador da Bahia. Porém, segue na liderança, com 48% das intenções de voto. O segundo colocado Rui Costa (PT), seu principal adversário, tem 31%.

Confira os vídeos com as polêmicas dos dois políticos: