Press "Enter" to skip to content

Vídeos mostram agentes da PRF descumprindo decisão e fiscalizando transporte de eleitores

Última atualização 30/10/2022 | 13:56

Apesar da decisão judicial que impede operações relacionadas ao transporte de eleitores neste domingo de eleições, diversos vídeos na internet mostram ações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) descumprindo a medida. A proibição foi determinada pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, na noite deste sábado, 29.

O senador Humberto Costa (PT-PE) publicou uma gravação em seu perfil pessoal no Twitter em que um grupo de eleitores vestidos com roupas vermelhas, em alusão à bandeira petista, foi parado em um blitz em um posto da PRF. Ao fundo é possível escutar alguém sugerindo protesto e uma outra pessoa dizendo “Ó, bora descer”. Segundo ele, diversas denúncias parecidas estão surgindo em todo o Nordeste.

A situação está tão acirrada que o secretário-Executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, pediu aos gestores políticos que o informem sobre arbitrariedades.”Aqui no NE [Nordeste] tá uma batalha!!! Governadores e Prefeitos indo pra cima da PRF… conseguimos desbloquear todas as barreiras que eles montaram… quem tiver alguma denúncia, por favor, mande no meu celular”. 

O Consórcio é uma integração de nove estados  nordestino para atrair investimentos e executar projetos para a região. Fazem parte Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

De acordo com o jornalista Ricardo Noblat, Moraes determinou ao diretor-geral da PRF,  inspetor Silvinei Vasques, que preste esclarecimentos sob as operações. A ocorrência também teria ocorrido em outras regiões do País. O jornalista Thomas Traumann publicou no Twiiter dele que “no Rio, a Polícia Militar faz bitz na Avenida Brasil e gera congestionamento monstro. Não, não está normal”, escreveu no início da tarde deste hoje, 30.

Relembre

A poucas horas das eleições, Alexandre publicou uma série de decisões para tentar garantir a liberdade e direito dos eleitores e lisura do pleito. Parte das medidas inclui a restrição de fiscalização do transporte gratuito de pessoas neste domingo por da PRF e Polícia Federal (PF). Está permitida atuação somente em caso de compra de votos. As medidas foram adotadas em atendimento ao pedido do deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP). Havia suspeita de uso político da PF e PRF por meio de supostas atuações de combate ao crime eleitoral para beneficiar o atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). 

Assista momento em que transporte de eleitores é fiscalizado: