Press "Enter" to skip to content

WhatsApp deve ter novo limite para encaminhamento de mensagens; veja novidades

Última atualização 04/04/2022 | 11:17

O WhatsApp tem ampliado os teste para um novo limite de vezes em que uma mensagem pode ser encaminhada dentro da plataforma. Depois da versão beta do Android, foi a vez do iOS (iPhone) ganhar o recurso.

De acordo com o site WaBetaInfo, a mudança impede que as mensagens que já tenham sido retransmitidas sejam encaminhadas para mais de um chat em grupo ou contato. Por exemplo, a pessoa apenas poderá encaminhar o conteúdo uma vez que já foi compartilhado outras vezes.

Ainda não foi confirmado pelo Whatsapo sobre quando a novidade será liberada. Mas, caso confirme, será mais um passo da empresa para o combate a disseminação de fake news.

Alguns testes

No teste feito pela WaBetaInfo, é possível ver a frase ”mensagens encaminhadas só podem ser enviadas para apenas um grupo de chat”.

Como o aplicativo contém criptografia (que impede que a empresa tenha acesso aos chats), as mensagem pode incluir uma espécie de código ”contador”. Ele ajuda a identificar a frequência do compartilhamento no app.

Nesse processo, o sistema da empresa identifica o que circula dentro dele como:

  • ”mensagem encaminhada”: especula-se que a nova regra imponha o limite do envio desse tipo para até cinco conversas ou grupos. Isso já acontece no Brasil desde 2020, e pode chega em outros países ainda neste ano.
  • ”mensagem encaminhada muitas vezes”: A partir do novo teste, a ideia é que esse tipo de conteúdo possa ser retransmitido apenas uma vez.

Outras mudanças

Emoji

O WhatsApp também pode estar prestes a liberar reações de mensagens com emojis. Testes sobre isso já foram descobertos, segundo o WaBetaInfo.

Enquetes

A função de enquetes dentro de grupo. Ao invés de utilizar emojis soltos nas conversas, as pessoas poderão expressar suas emoções por meio de reações a mensagens, links, fotos e vídeos nos chats individuais ou em grupo.

Comunidades

O aplicativo poderá ganhar um novo espaço chamado ”Comunidade”. Ela poderá ser utilizada para administrar grupos mais fácil, por exemplo. No entanto, ainda não se sabe como será feito. A expectativa é que seja possível dividir os grupos em categorias: trabalho, estudos, lazer, etc.