Press "Enter" to skip to content

Líder norte-coreano, Kim Jong-un, quer ‘acelerar’ preparativos para guerra

Última atualização 28/12/2023 | 14:39

Depois de afirmar que o país não hesitaria em iniciar um ataque nuclear em caso de “provocação” com armas atômicas, o Líder norte-coreano, Kim Jong-un exigiu ao seu partido que os preparativos da guerra fossem acelerados segundo a agência de notícias oficial KCNA.

O desejo do político que discutiu o assunto durante uma reunião plenária do Partido dos Trabalhadores da Coreia, na qual se estabelecem as decisões políticas a cada ano, é que os diferentes setores como a indústria de material bélico e defesa civil se aprimorem para conter as “ações sem precedentes” por parte de Washington nos Estados Unidos. 

De acordo com a KCNA, Kim também disse que Pyongyang expandiria a cooperação estratégica em parceria com países “anti-imperialistas independentes”. 

Vale ressaltar que em meio a onda de testes de armas nucleares do Norte, Coreia do Sul, Japão e EUA intensificaram a parceria militar ainda em 2023 ativando um sistema de compartilhamento de informações em tempo real acerca dos lançamentos dos mísseis norte-coreanos. 

Anteriormente, um submarino nuclear dos Estados Unidos havia chegado ao porto sul-coreano de Busan e Washington enviou bombardeios de longo alcance para manobras com Seul e Tóquio. 

Essas manobras foram consideradas pela Coreia do Norte como “provocação intencional para que uma guerra nuclear aconteça”. 

Satélite de reconhecimento, consagração do estatuto da potência nuclear e testes com o míssil mais poderoso do país foram algumas medidas tomadas pelo Norte ainda neste ano.