Press "Enter" to skip to content

Partida entre Goiás e Corinthians terá torcida única, neste sábado, 15

Última atualização 15/10/2022 | 12:18

Acatando pedido do Ministério Público de Goiás (MPGO), o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) determinou que a partida entre Goiás e Corinthians, realizada neste sábado, 15, às 19 horas, no Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), tenha torcida única. A decisão acolhe sustentação do Grupo de Atuação em Grandes Eventos de Futebol (GFUT), alegando o risco à segurança dos torcedores. 

A atuação do MPGO se deu após o Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos (Bepe) da Polícia Militar (PM) apontar o risco e solicitar recomendação para que a partida acontecesse com torcida única. O documento foi elaborado pelo GFUT e enviado para a Confederação Brasileira de Futebol, que acatou a recomendação. No entanto, o Corinthians recorreu ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que determinou a venda de ingressos para a torcida visitante. 

Diante disso, o MPGO recorreu ao Poder Judiciário para garantir a segurança dos torcedores, por meio da realização do jogo com torcida única. O agravo de instrumento acolhido pelo TJGO é assinado pelos promotores Diego Osório da Silva Cordeiro e Francisco Borges Milanez, coordenador e membro do GFUT, respectivamente.

Violência

Em 19 de junho deste ano, quando as duas equipes se enfrentaram na Arena Neo Química (estádio do Corinthians), em São Paulo, a torcida Força Jovem do Goiás sofreu uma emboscada de integrantes das torcidas do time paulista. O resultado foi uma grande batalha campal na Marginal Tietê, com a utilização, inclusive, de fogos de artifícios, barras de ferro e de madeira. O confronto deixou um saldo de várias pessoas feridas e outras 17 detidas.

Os promotores alegam que o confronto fez aumentar a animosidade entre os torcedores. O Bepe identificou nas redes sociais ligadas à Força Jovem do Goiás conteúdo com ameaças às torcidas organizadas do Corinthians, como a Gaviões da Fiel, Camisa 12 e Pavilhão 9. 

De acordo com Diego Osório, uma amostra desta violência pôde ser sentida no dia 27 de julho, quando o Atlético Clube Goianiense e o Corinthians jogaram pela Copa do Brasil 2022, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia. Durante a escolta das torcidas organizadas do clube paulista, o comboio com os ônibus do visitante foi alvo de emboscadas tanto nos trajetos de ida quanto de volta.

Tendo em vista que o Estatuto de Defesa do Torcedor deixa claro que a prevenção da violência nos esportes é de responsabilidade do poder público, das confederações, federações, ligas, clubes, associações e entidades esportivas, e que é direito do torcedor a implementação de planos de ação referentes à segurança, transporte e contingências, o GFUT decidiu atuar para que o jogo tenha torcida única.