Press "Enter" to skip to content

PF invesiga grupo suspeito de aplicar golpes no auxílio emergencial

Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (20) em Macapá e também em Ciudad del Este, no Paraguai, na fronteira com o Brasil. Os alvos são investigados por integrar um grupo que desviou R$ 65,5 mil de 35 contas do auxílio emergencial.

Conforme investigação da PF, o grupo é formado por 4 pessoas, alguns com vínculo familiar, que utilizaram benefícios depositados em 35 contas “Caixa Tem”, de diversas localidades do país.

Segundo a polícia, o golpe foi aplicado da seguinte forma: a quadrilha realizava o cadastro da “conta-vítima” no aplicativo da Caixa, banco responsável por distribuir o auxílio emergencial.

“Quando o recurso era disponibilizado (na conta-vítima), os criminosos realizavam imediatamente pagamentos e transferências, como forma de camuflar a fraude, direcionando os valores, ao final das operações, para contas dos investigados. Quando as vítimas, que tinham seus dados usados pelos investigados, requeriam o benefício, descobriam que supostamente já tinham recebido”, descreveu a PF, em nota.

A operação é resultado de um trabalho conjunto da PF, Ministério Público Federal (MPF), Ministério da CidadaniaCaixa Econômica FederalReceita Federal, Controladoria-Geral da União (CGU)Tribunal de Contas da União (TCU), instituições que participam da Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE).

Segundo o G1, os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato majorado, associação criminosa e lavagem de dinheiro, e se condenados poderão cumprir pena de até 20 anos de reclusão.