Press "Enter" to skip to content

PF investiga grupo suspeito de cometer fraude de 3,6 milhões de euros contra banco da Espanha

Última atualização 30/01/2024 | 14:37

Foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira,30, uma operação que investiga as ações de um grupo suspeito de praticar fraude contra o banco espanhol Caixa Bank. De acordo com as apurações, o prejuízo à entidade foi de 3,6 milhões de euros, o que corresponde a cerca de R$20 milhões.

As análises da investigação evidenciaram que para cometer as fraudes, os suspeitos usavam um “malware” – software programado para prejudicar computadores – para conseguir acessar os aparelhos dos clientes do banco. Assim, de acordo com a PF, os criminosos furtavam os valores de maneira online.

Segundo informações do G1, o malware “era instalado nos computadores das vítimas por meio de envio de e-mails contendo mensagens maliciosas que as induziam a acreditarem que se tratava de informações oficiais como, por exemplo, intimações judiciais, cobranças de faturas vencidas, notas fiscais”.

O portal também informou que “quando as vítimas clicaram nos anexos ou no link dentro dos e-mails enviados pelos suspeitos, o programa malicioso operava nos computadores sem que as vítimas percebessem.

Cinco mandados de prisão temporária foram aplicados pelos agentes e 13 de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Pará, Goiás e Mato Grosso, além de serem cumpridas ordens judiciais de apreensão e bloqueio de valores e bens.

A PF também descobriu que todo o valor que estava sendo desviado pelos suspeitos caíam em contas “emprestadas” por terceiros envolvidos no crime. Os suspeitos seguem investigados por associação criminosa, furto qualificado mediante fraude em ambiente cibernético, invasão de dispositivo informático e lavagem de dinheiro.