Press "Enter" to skip to content

Presidenciáveis prestam homenagens à Rainha Elizabeth II

Última atualização 08/09/2022 | 17:42

A morte da rainha Elizabeth II, que faleceu nesta quinta-feira, 8, aos 96 anos, comoveu o mundo. No Brasil, o luto pela Betinha, como era carinhosamente chamada no país, não passou em branco. Os candidatos à presidência, por exemplo, prestaram homenagens a mais duradoura monarca da história do Reino Unido, que inclusive, encaminhou uma carta parabenizando o país pelo Bicentenário da Independência, comemorado nesta quarta-feira, 7, um dia antes de falecer.

Jair Bolsonaro 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) decretou luto oficial de três dias em todo o território nacional em razão da morte da rainha Elizabeth II. O decreto, assinado por Bolsonaro e pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, foi publicado em edição extra do “Diário Oficial da União”.

“É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de três dias, contado da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento da Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte”, diz o documento.

Lula

Em suas redes sociais, o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou o falecimento de Elizabeth II. Ele publicou fotos de encontros que teve com a rainha britânica e destacou que Elizabeth testemunhou e participou dos grandes eventos e processos históricos dos últimos 80 anos.

“Em nosso governo, o Reino Unido e o Brasil tiveram excelentes relações diplomáticas, políticas e comerciais, marcadas pela visita de Estado em que ela nos recebeu, em 2006. Gravo na memória nosso encontro na reunião do G-20 em Londres, em 2009. Minhas condolências à família e a todos que admiravam a Rainha Elizabeth II no Reino Unido e ao redor do mundo”, publicou.

Ciro Gomes 

O também candidato ao Palácio das Esmeraldas, Ciro Gomes (PTD), foi outro presidenciável a prestar homenagens a monarca. Segundo ele, Elizabeth marcou a história do império britânico.  

“Com a morte da Rainha Elizabeth II se fecha um ciclo da monarquia britânica e se abrem as portas da história para uma mulher que foi um símbolo de superação, sacrifício pessoal e devotamento à causa de uma nação. Que ela descanse, merecidamente, em paz”, compartilhou.

Simone Tebet

Simone Tebet (MDB) também foi às redes sociais compartilhar o apreço por Elizabeth II. Para ela, a rainha foi um exemplo de liderança feminina, se mantendo por mais de 70 anos à frente da ‘nação poderosa do Reino Unido’.

“A rainha Elizabeth II é exemplo de liderança feminina que, ao longo de décadas, serviu como ponto de equilíbrio de uma nação poderosa como o Reino Unido. Modelo de estabilidade, de convivência respeitosa entre instituições de Estado. Sua vida, seus atos, sua trajetória servem como modelo num mundo em que valores como estes têm sido cada vez mais aviltados, como vem acontecendo, infelizmente, em nosso país. Em suas próprias palavras: ‘Foram as mulheres que inspiraram gentileza e cuidado no duro progresso da humanidade.’ Descanse em paz”, disse.