Press "Enter" to skip to content

Principais candidatos à presidência da República abrem campanhas

Última atualização 16/08/2022 | 15:45

Nesta terça-feira, 16, foram abertas as campanhas presidenciais para os 11 candidatos que planejam comandar o Brasil a partir do próximo ano. Entre os que mais fizeram barulho com os primeiros atos está o presidente Jair Bolsonaro (PL), que iniciou o projeto de reeleição com a primeira-dama Michelle Bolsonaro como protagonista. 

No primeiro ato oficial como candidato, o chefe do Executivo federal foi a Juiz de Fora (MG), cidade que foi palco do atentado a faca sofrido por ele, em 2018. A tentativa de homicídio, inclusive, foi um dos temas abordados por Michelle, que foi festejada com gritos de apoiadores. A primeira-dama reagiu à saudação do público com um beijo no presidente.

Bolsonaro, no entanto, falou antes da esposa. Ele começou seu discurso fazendo média com a população de Juiz de Fora, dizendo que também era ‘mineiro’. Logo depois, o candidato lembrou do atentado sofrido em 2018 e agradeceu a equipe médica que o atendeu na Santa Casa de Misericórdia da cidade. Na sequência, mudou o tom e mencionou suas pautas tradicionais, afirmando que o país era roubado pela “esquerdalha que estava no poder”.

“O nosso país não quer mais corrupção. O nosso país quer ordem e prosperidade”, declarou, enquanto o público reagiu com gritos de “Lula ladrão”.

Lula Inácio Lula da Silva 

O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, não ficou para trás e também já iniciou seus atos políticos. Diferente de Bolsonaro, Lula foi mais tímido, apenas divulgou nas redes sociais o primeiro vídeo da campanha. Na peça publicitária, o ex-presidente promete reconstruir o país se eleito e resgata o mote da esperança. Há 20 anos, quando conquistou o Palácio do Planalto após três derrotas, o petista lançou uma das frases que marcaram sua trajetória política, “A esperança venceu o medo”. 

“O Brasil é imenso. Por isso, eu conto com vocês como sempre contei. Onde minhas pernas não puderem me levar, eu andarei pelas pernas de vocês. Onde minha voz não puder chegar, eu falarei pela voz de vocês. Vamos juntos. Nas redes e nas ruas. Falta pouco para a esperança vencer de novo”, afirma Lula no vídeo de estreia.

Ciro Gomes

Ciro Gomes (PDT), outro candidato à Presidência da República, utilizou o primeiro evento de campanha eleitoral para explicar o projeto de renda mínima, inscrito em seu plano de governo, e pedir votos para população de Guaianases, localizada no extremo leste da cidade de São Paulo (SP).

Ao visitar a comunidade, Ciro conversou com apoiadores e visitou pequenos comércios localizados na região. Durante o discurso, o ex-ministro de Estado prometeu que, no caso de ganhar as eleições, toda família com renda de até R$417 receberia uma complementação de até R$1 mil do Governo Federal.

“O programa tem como pretensão erradicar a pobreza no Brasil de uma vez por todas e fazê-lo uma seguridade social, protegendo nosso povo de ameaças, chantagens ou tentativas de suborno que acontecem nas épocas de eleições, como era com o PT e agora é com Bolsonaro”, disse.

O ex-governador do Ceará propõe financiar o benefício com os orçamentos somados que atualmente custeiam transferências como Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada (BPC), vale-gás, seguro-desemprego e com a cobrança de um imposto sobre grandes fortunas.