Press "Enter" to skip to content

Principais candidatos ao governo de Goiás, Caiado e Mendanha trocam farpas em debate

Última atualização 28/09/2022 | 10:32

Na noite desta terça-feira, 27, os candidatos Ronaldo Caiado (União Brasil), líder em todas as pesquisas ao governo de Goiás, e Gustavo Mendanha (Patriota), segundo colocado na disputa, trocaram farpas durante debate na TV Anhanguera. Eles entraram em conflito sobre questões de saúde e infraestrutura no estado.

Conflitos entre Caiado e Mendanha

Na mais recente pesquisa Serpes para governador de Goiás, Caiado aparece com 50,8%, enquanto o segundo colocado Mendanha tem 18,5%. No Ipec, Caiado soma 55% e Mendanha, 23%. Portanto, de acordo com esses levantamentos, Ronaldo Caiado confirmaria a reeleição ainda no primeiro turno do atual pleito.

Apesar da diferença entre eles nas intenções de voto, o principal adversário do atual governador é, numericamente, Gustavo Mendanha. Desta forma, o debate contou com confrontos entre ambos os candidatos.

Um dos assuntos foi quanto ao apoio dos governadoriáveis de Goiás na disputa à presidência. Mendanha reforçou seu voto em Bolsonaro (PL), mas Caiado não se manifestou. O seu partido, o União Brasil, tem como candidata Soraya Thronicke.

A saúde do estado também foi uma pauta presente. Mendanha criticou Caiado, dizendo que um cidadão de Porangatu que estivesse sofrendo um infarto, por exemplo, teria de viajar 400km para receber tratamento em Anápolis. O atual governador rebateu, citando a existência do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano, em Uruaçu, o qual conta com especialidade cardíaca.

Em relação à venda da Enel para a Equatorial, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia questionou o adversário a respeito do prejuízo para Goiás, assim como fez o candidato Wolmir Amado (PT). Caiado respondeu, declarando que quem delibera sobre quem vai ficar em Goiás é a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e o Ministério de Minas e Energia, e não o governo do estado.

Os dois avaliaram positivamente as respectivas participações no debate desta semana. A votação do primeiro turno das Eleições 2022 acontece no próximo domingo, dia 2 de outubro.