Press "Enter" to skip to content

Governo de Goiás pede doação de sangue no período de Carnaval

Última atualização 28/02/2022 | 06:32

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), promove a campanha de doações de sangue nesses dias de Carnaval. O intuito é intensificar a coleta de sangue e atrair doadores já que a demanda por hemocomponentes tende a aumentar. Além disso, aqueles que não conseguem doar durante os dias normais da semana, poderão contribuir nos próximos dias.

Os pontos de coleta estaduais estarão funcionando em horários diferentes e não deixarão de realizar os atendimentos. Ao todo, serão disponibilizados dez locais para realizar a doação, sendo dois em Goiânia:

  • Hemogo –  Hemocentro Estadual Coordenador Professor Nion Albernaz
  • Hugol – Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira

As outras opções estão situadas nos municípios de Catalão, Ceres, Formosa, Iporá, Jataí, Porangatu, Quirinópolis e Rio Verde.

A diretora-geral do Hemogo chama a atenção dos números de acidentes que infelizmente tendem a aumentar nesse período.

“Muitas pessoas vão aproveitar o feriado prolongado para descansar e visitar familiares em outras cidades. Com esse aumento do fluxo de carros nas estradas, há também, infelizmente, maior número de acidentes”, observa Denyse Goulart.

Além disso, a alta dos casos de dengue e Covid-19 no estado contribuem significativamente para o aumento da demanda por sangue.

Funcionamento

Serão priorizados os atendimentos que forem agendados, visando diminuir os focos de aglomeração e propagação da Covid-19, além de agilizar o atendimento. Saiba onde e quando você pode fazer a sua doação de sangue no estado:

Em Goiânia, o Hemocentro Coordenador funcionará no sábado, (26) das das 8h às 12h; e na segunda-feira (28), das 8h às 18h. No domingo (27) e na terça (01/03), não haverá atendimento, com retorno a partir de quarta-feira (02/03).

Antes de sair de casa, é essencial que o voluntário faça o agendamento da doação de sangue pelo site clicando aqui, ou pelo telefone 0800 642 0457.

Ainda na capital, o banco de sangue do Hugol funciona no sábado (26/02), das 7h às 12h; na segunda (28/02), das 7h às 18h30; na terça (1º/03), das 7h às 18h30; e na quarta-feira (02/03), das 7h às 18h30.

A unidade organiza o agendamento prévio, para evitar aglomerações e agilizar a doação, por meio dos telefones (62) 3270-6661 e (62) 3270-6662 ou pelo site.

Já no interior, os pontos de coleta localizados nos municípios de Catalão, Ceres, Formosa, Iporá, Jataí, Porangatu, Quirinópolis e Rio Verde estarão fechados no sábado (26/02) e na terça-feira (1º/03), funcionando normalmente na segunda-feira (28/02), das 8h às 18h. A partir de quarta-feira (02/03), o atendimento segue normal em todas as unidades, das 8h às 18h.

Quem pode doar

É necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e ter idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis.

Covid-19

Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para a vacina contra a gripe, o prazo é de 48 horas. No caso da vacina contra o coronavírus, é preciso esperar 48 horas após a dose da Coronavac, do Instituto Butantan, e sete dias após a aplicação das demais vacinas.

Pessoas candidatas à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 e que apresentaram doença sintomática poderão efetuar a doação dez dias após a completa recuperação. Para quem teve diagnóstico confirmado, mas permaneceu sem sintomas, a doação está permitida após dez dias da data da coleta do exame.

Já quem teve contato com um caso confirmado de Covid-19 durante o período de transmissão do vírus, poderá doar sangue sete dias após o último contato.

Endereços

– Hemocentro Coordenador Estadual Professor Nion Albernaz – na Avenida Anhanguera, nº 5.195, setor Coimbra, Goiânia (GO).

– Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol – na Avenida Anhanguera, 14.527, setor Santos Dumont, Goiânia (GO).

– Rede de Hemocentros Regionais no interior em Catalão, Ceres, Formosa, Iporá, Jataí, Porangatu, Quirinópolis e Rio Verde. Confira aqui a lista de endereços aqui!