Home»Carnaval»Goiás registra queda em homicídios e outros crimes contra a vida durante o carnaval
1
Shares
Pinterest Google+ Whatsapp

O período do carnaval 2019 em Goiás registrou queda de 41,46% no número de homicídios. Tentativas do mesmo crime recuaram 54,72%, ao passo que não houve nenhum caso de latrocínio nos cinco dias de festa. O resultado é fruto de operação deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública e executada pelas polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), Procon Goiás e Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP).

Para o governador Ronaldo Caiado, o saldo da operação é bastante positivo no combate à criminalidade. “As ações preventivas e repressivas estão garantindo segurança e tranqüilidade aos goianos. Estamos caminhando em passos largos neste sentido e vamos avançar ainda mais”, afirmou.

Também apresentaram queda roubos a transeuntes (-51,97%), roubos de veículos (-62,91%), roubos ao comércio 45,65%, furtos de veículos (-40,71%), furtos ao comércio (-18,09%), furtos em residências (-28,26%), furtos a transeuntes (-38,29%). “Faço questão de externar meu total reconhecimento aos policiais goianos, que têm sido a base de sustentação da nossa gestão. Tenho muito orgulho em estar à frente das melhores forças policiais do Brasil”, declarou o governador.

Casos de perturbação ao sossego caíram 13,35% e de violência física 15,57%. Houve um aumento de três caos de estupro, mas todas as medidas estão sendo tomadas para reduzir ao máximo esse tipo de crime. “Estamos trabalhando para coibir todas as modalidades criminais. Os resultados já estão avançando bastante neste sentido”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda.

Nenhum incidente grave foi registrado no sistema prisional. Destaque também para o trabalho de fiscalização de estabelecimentos comerciais, que resultou 42 autuações e 1.059 itens apreendidos, entre eles, 310 quilos de produtos impróprios para o consumo. “Os policiais goianos atuaram de maneira muito firme ao longo da Operação Carnaval e isso resultou em um balanço bastante positivo”, destacou o titular da SSP.

Vidas preservadas
Acidentes com vítimas fatais caíram 47,06%, enquanto os acidentes sem vítimas regrediram 42,15%. Foram registrados 15 casos a mais de acidentes com vítimas não fatais na comparação com o mesmo período do ano passado. As forças de segurança conseguiram, ainda, aumentar a proatividade no flagrante de embriaguez ao volante de 11,70%.

O número de mortes causadas por afogamento caiu 42,86%. Ações de conscientização, como orientações para riscos, palestras e distribuição de materiais educativos atingiram 515,4 mil pessoas em todo o Estado.

Proatividade
Foram apreendidos, durante o carnaval, mais de 1,2 mil quilos de drogas e 79 armas de fogo. As forças policiais também realizaram 17,6 mil abordagens, o que representa um aumento de 18,07%. O número de prisões em flagrante cresceu 20,13%, evitando possíveis crimes. Houve aumento de 15,52% no cumprimento de mandados de prisão.

Reforço no policiamento
Mais de quatro mil servidores das forças policiais trabalharam durante a Operação Carnaval. As ações foram realizadas em regiões estratégicas do Estado, especialmente em municípios com maior volume turístico. Um dos principais objetivos foi garantir mais segurança à população durante os dias de festa.

Newsletter do Jornal Diário do Estado – Assine já!

Comente á vontade!