Tempo deve virar e trazer chuvas nas próximas semanas em Goiás; veja onde

Previsão é de pancadas mais fortes no norte do estado seguida de estiagem até meados de outubro. Frio pela manhã e calor à tarde devem marcar o mês de maio

As chuvas devem voltar a cair em todo o estado de Goiás nas próximas duas semanas. A previsão do tempo é de poucas pancadas, sendo elas mais intensas no norte do estado. O período seco deve começar com mais força a partir da segunda quinzena de maio e se manter até meados de outubro. 

Nos últimos dois meses, a média de chuvas ficou bem abaixo da média esperada, conforme dados do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). O mês de abril teve a maior diferença entre o índice de chuvas estimado e o, de fato, registrado. Em Pirenópolis, por exemplo, onde a previsão era de 115,3 milímetros, no entanto, caíram 37,4 milímetros de água. Ipameri, Goiânia, Jataí, Catalão, Aragarças, Rio Verde,  Posse e Formosa aparecem em seguida.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Pior do que o calorão,  menos chuvas antes do fim do período em que deveriam ocorreram representa prejuízo para a agricultura. Elas podem surgir esporadicamente para amenizar a temperatura, mas não chegarão a resolver problemas de estiagem ou minimizar focos de queimadas.

LEIA TAMBÉM

• Suspeito de seis homicídios, jovem de 18 anos é preso em Goiânia• Vítima de atropelamento pelo ex, mulher deixa Espanha e volta a Goiânia• Em Goiânia, jovem mata namorada que ameaçou ‘jogar feitiço’ nele

“Isso preocupa porque a vegetação está mais seca e a segunda safra está comprometida em Goiás. Quem plantou mais cedo, até janeiro, ainda consegue salvar a safra. Para quem deixou para plantar no último dia de fevereiro ou março, está bastante comprometido”, explica o gerente do (Cimehgo), André Amorim.

Segundo ele, neste mês haverá amplitudes térmicas com manhãs mais frias, termômetro marcando altas temperaturas durante o dia e umidade relativa do ar baixa à tarde.

Tags: