Home»Esportes»Abertura dos Jogos Universitários de Goiás acontece nesta sexta, em Itumbiara

Cerca de 600 atletas de diversas universidades goianas devem se reunir neste final de semana

0
Shares
Pinterest Google+ Whatsapp

Acontece nesta sexta-feira (20), a abertura da 54ª edição dos Jogos Universitários de Goiás, em Itumbiara. Cerca de 600 atletas de todo o estado de Goiás devem se reunir para a abertura. A cerimônia será realizada às 19h30 no Teatro Municipal Maria Pires Perillo, no Jardim Leonora.

Na ocasião, será acesa a tocha olímpica, que deve ser conduzida por um dos atletas. A tocha traz a chama que traduz a fé dos atletas nos jogos e os aquecem para esse início de campeonato. Além disso, haverá apresentação de dança do grupo do Colégio da Polícia Militar de Goiás, Unidade Dionária Rocha de Itumbiara, com o espetáculo “Introduction”.

De realização da Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU), com o apoio do Governo de Goiás, Seduce e Prefeitura de Itumbiara, o evento segue até domingo. Oferece seis modalidades, tanto femininas quanto masculinas: basquete, basquete 3 X 3, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia. Onze universidades se inscreveram, dentre elas UniEvangélica,  Objetivo, PUC- GO, Estácio de Sá, UEG, Universo e UFG.

Ao todo, oito municípios estão representados: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Rio Verde, Ipameri, Quirinópolis, Goiatuba, Trindade e Anápolis. Esta é a primeira fase dos jogos, que em 2018 apresenta formato diferente. Os classificados nesta etapa vão disputar em agosto, em Brasília (DF), a etapa Conferência Central, na qual estarão as principais equipes de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Distrito Federal, Minas Gerais e Goiás. Os primeiros colocados desta segunda etapa garantem vaga para a final do JUB’s, que começa no dia 4 de novembro em Maringá (PR).

O presidente da Federação Goiana do Desporto Universitário, Lusimar Santos, ressalta que este é um dos grandes eventos que Goiás tem sediado com excelência. Com o objetivo de estimular o esporte, o presidente acredita que muitos desses atletas terão destaque futuro no cenário nacional, inspirando novas gerações.

Entre os convidados, está prevista a presença do governador Josér Eliton, o prefeito de Itumbiara, José Antônio da Silva Neto; o vice-prefeito Rubens Augusto Nader; o secretário interino de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás Marcos das Neves; a ex-secretária estadual de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira; a coordenadora regional de Educação, Cultura e Esporte, Sandra de Bessa Arantes; a secretária municipal de Educação de Itumbiara, Simone Ferreira Borges Araújo; o secretário municipal de Esportes de Itumbiara, Alessandro Rafael; e o tenente-coronel Daniel Gomes Pereira, diretor do Colégio Da Polícia Militar – Unidade Dionária Rocha.

 

Newsletter do Jornal Diário do Estado – Assine já!

Comente á vontade!