Confira como está a distribuição de vacina contra covid para crianças nos estados

Goiás é um dos dez estados que não receberam ainda o imunizante. Segundo o Ministério da Saúde, a entrega prevista para esta sexta (14) foi adiada para o próximo domingo

O Brasil já começou a vacinação contra covid em crianças. A primeira aplicação foi em um garoto indígena de 8 anos no Hospital das Clínicas de São Paulo (HCFMUSP). Goiás ainda não recebeu o lote com o imunizante e contava com a entrega das vacinas da Pfizer na madrugada desta sexta para começar a vacinação para o público de 5 a 11 anos na próxima segunda (17).

Além de Goiás, Alagoas, Sergipe, Piauí, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amapá e Acre também não receberem o imunizante. O Ministério da Saúde explica que a chegada das vacinas foi adiada por problemas logísticos.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

A companhia aérea teria afirmado à pasta que o voo que levaria as doses foi cancelado pelo fato de a tripulação estar infectada com a covid. Outros voos já estão alocados para os estados que ainda não receberam os imunizantes. A data prevista para o desembarque é até o próximo domingo (16).

No Brasil, até o momento, os estados com o produto são Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Tocantins, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Serão 30 milhões de doses pediátricas no País até março, segundo o Ministério da Saúde. O número ainda está abaixo da quantidade necessária para a imunização completa, que seria de 40 milhões.

As vacinas adquiridas chegarão por escalonamento sendo 4,3 milhões em janeiro, depois 7,7 milhões em fevereiro, em seguida 8,4 milhões em março e outras 10 milhões sem data prevista de entrega.

Nos Países da União Europeia (UE) a campanha de vacinação contra a Covid-19 para crianças começou em meados de dezembro do ano passado.

Vacinação em Goiânia

Em Goiânia haverá 15 pontos para aplicação do imunizante nas 120 mil crianças aptas para receber a primeira dose pediátrica. Nessa primeira etapa, a expectativa é de aplicar a dose um entre 17 de janeiro e 12 de fevereiro. O calendário de vacinação começa com as crianças de 11 anos em ordem decrescente até as de 5 anos de idade.

O atendimento nos locais de vacinação será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 16h, sem agendamento. São eles: Centro Municipal de Vacinação (CMV), CS Cidade Jardim, Ciams Novo Horizonte, -UPA Novo Mundo, USF Goiânia Viva, USF São Francisco, USF Jardins do Cerrado IV, USF Leste Universitário, USF Parque Santa Rita, USF Jardim Guanabara I, USF São Judas Tadeu, USF Alto do Vale, USF Vila Mutirão, USF Boa Vista e USF Recanto das Minas Gerais.

 

Estados que já receberam as doses de vacina pediátrica:

-Amazonas

-Rondônia

-Roraima

-Pará

-Maranhão

-Tocantins

-Ceará

-Rio Grande do Norte

-Paraíba

-Pernambuco

-Minas Gerais

-São Paulo

-Rio de Janeiro

-Paraná

-Santa Catarina

-Rio Grande do Sul

Tags: