Home»Entrevista»“A reforma, antes de mais nada, é necessária”, defende presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas

“A reforma, antes de mais nada, é necessária”, defende presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas

0
Shares
Pinterest Google+

Ao vivo: Professor Flávio - Presidente da Asssociação dos Aposentados e Pensionistas de Goiás

Posted by Diário Do Estado on Wednesday, August 16, 2017

O presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Goias (AAPEGO), professor José Rosa Flávio, defendeu a necessidade de uma reforma na previdência, durante entrevista ao Diário do Estado. Para ele, não só o governo federal como também as unidades federativas enfrentam dificuldades em relação aos recursos para a previdência. Um dos fatores apontados pelo professor seria o aumento do desemprego, que reduziu as receitas.

Apesar disso, José Rosa Flávio afirma que o modelo proposto pelo governo foi insuficientemente debatido e que, por motivos políticos, passou por um processo acelerado. “Quando se trata de um assunto tão profundo e importante socialmente, isso deveria ser discutido amplamente, em todos os seguimentos sociais, sem pressa, para que fosse feito uma reforma da forma mais correta possível”, explica.

Além de fatores como o aumento da taxa de longevidade e diminuição da natalidade no país, que pesam ao se pensar em previdência social, o professor José Rosa Flávio questionou como o governo gere os recursos que deveriam ser destinados ao regime previdenciário. Segundo ele, com a reforma, a gerência passa a ser sustentada por quatro pilares, com participação das empresas, dos contribuintes que estão no mercado, dos aposentados que já contribuíram e do executivo. “A reforma, antes de mais, nada é necessária”, pontua.

Qualidade de vida

Atualmente, a AAPEGO conta com 20 mil associados em todo o estado, sendo cinco mil em Goiânia. A organização propõe oferecer atividades e serviços que visam a qualidade de vida dos aposentados e pensionistas, como convênio com instituições relacionadas a saúde, orientação jurídica e eventos para integração dos associados.

De acordo com o presidente, essas pessoas têm acesso à cursos de informática, com foco na aprendizagem de idosos, além da prática de esportes e danças. A associação também conta com psicologa e nutricionista. José Rosa Flávio destacou, ainda, a importância do exercício da cidadania ao afiliar-se à associação. “Você deve se engajar na instituição que luta por você, ter iniciativa”, argumenta.