10 curiosidades sobre a gravidez

Veja 10 fatos sobre a gravidez

Durante a gravidez, o organismo materno passa por diversas alterações fisiológicas que sustentam o bebé em crescimento e preparam o parto. A fecundação pode dar-se através de relações sexuais ou ser medicamente assistida. Após a fecundação, o óvulo desloca-se ao longo de uma das trompas e implanta-se na parede do útero, onde forma o embrião e a placenta que o alimentará. O desenvolvimento do embrião tem início com a divisão do óvulo em múltiplas células e é nesta fase que se começam a formar a maior parte dos órgãos, muitos deles funcionais

Por: Barbara Zani

10. A ultra-som é um método que, permite ver o bebê e até descobrir o seu sexo. Também é usado para observar os órgãos internos dos pacientes.

9. Dizem que é mais perigoso nascer no oitavo do que no sétimo mês de gravidez, o que não é verdade. É mais perigoso nascer no sétimo mês. Quando maior o tempo que o bebê passa na barriga da mãe, menor o risco de complicações.

8. Os enjoos durante a gravidez estão relacionados a um hormônio chamado HCG, responsável por ajudar os ovários a produzir progesterona e estrógeno nos primeiros meses.

7. Assim que engravidam, as mulheres ficam ansiosas para sentir os primeiros chutes do bebê. Mas é bom segurar a ansiedade por que só dá para senti-los a partir da 18a semana. O detalhe é que o bebê começa a se mexer na 10a semana de gestação.

6. Mulheres altas têm mais chances de terem gêmeos. Além disso, segundo as pesquisas, mulheres com mais de 35 anos também possuem essa chance de ter mais de um bebê.

5. Fertilização in vitro aumenta as chances de se ter gêmeos ou mais bebês, pois, são liberados mais óvulos que o normal.

4. O coração e os vasos sanguíneos precisam transportar mais oxigênio, não apenas para o feto, mas também para todos os órgãos envolvidos que precisam começar a trabalhar muito mais. Essas alterações são a causa de muitos dos sintomas desagradáveis ​​do início da gravidez, como tontura e vertigem, náusea, fadiga extrema, desejos, constipação, inchaço e micção frequente.

3. A pele da mulher alonga até o 9º mês de gravidez.

2. A quantidade de sangue bombeado pelo coração aumenta de 40 a 50%.

1. Seu coração fica maior em comprimento e largura.

Tags: