10 curiosidades sobre os Jogos Olímpicos

Confira a lista de fatos interessantes e curiosidades que você provavelmente ainda não sabe sobe as Olimpíadas

Por Lígia Saba 

Mesmo para quem não gostar muito de esportes, existe algo que chama a atenção em grande eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Atletas treinam por anos dando tudo de si para entregar seu melhor desempenho, e muitas vezes isso acontece em questão de segundos. Ao longo dos anos já foram vivenciados vários momentos emocionantes onde o público se alegra com os vencedores, chora junto com os perdedores, grita com a TV e comemora com estranhos. E como esse ano é ano de Jogos Olímpicos, o Diários do Estado preparou uma lista com 10 curiosidades sobre a maior competição esportiva do mundo, para te ajudar a entrar no clima.

10. Os primeiros Jogos Olímpicos ocorreram no século VIII A.C. em Olímpia, na Grécia. Eles eram realizados a cada quatro anos e assim continuaram por 12 séculos. Em seguida, no IV século D.C., todos os festivais pagãos foram proibidos pelo Imperador Teodósio I, e isso incluiu também os Jogos Olímpicos.

9.  A tradição foi retomada cerca de 1500 anos depois. Os primeiros Jogos Olímpicos modernos foram realizados em 1896 na Grécia.

8.  Na Grécia antiga, os atletas não se preocupavam com patrocínio, proteção ou moda, eles competiam nus. Naquela época, os jogos duravam de cinco a seis meses.

7. De 1924 a 1992, os jogos de Inverno e Verão aconteciam no mesmo ano. Mas agora, eles acontecem em ciclos separados e alternados a cada dois anos.

6. Durante os Jogos de Londres em 2012, a Vila Olímpica solicitou aproximadamente 165.000 toalhas para um período de apenas duas semanas.

5. As línguas oficiais dos jogos são Inglês e Francês, complementado pela língua oficial do país sede.

4.  De 1912 a 1948, pintores, escultores, arquitetos, escritores e músicos competiam por medalhas em suas respectivas áreas, participando dos Jogos Olímpicos.

3. Durante os Jogos de 1936 em Berlim, dois polos-vaulters japoneses empataram em segundo lugar. Em vez de competir pela medalha de novo, eles cortaram as medalhas de prata e bronze no meio e fundiram as duas metades diferentes para que cada um deles ficasse com meia-prata e meio-bronze.

2. A chama Olímpica deve estar acessa durante todo o evento. No caso da chama se apagar, ela só pode ser reacendida com uma chama de backup, que também foi acesa na Grécia. Ela nuncaa deve ser acendida com um isqueiro qualquer.

1. Apenas em 2012 aconteceram os primeiros Jogos Olímpicos em que todos os países enviaram atletas mulheres.

Tags: