Anvisa aprova uso de autotestes de Covid no Brasil

Por unanimidade foi autorizado pela Anvisa, a comercialização dos autoexames em farmácias e estabelecimentos de saúde.

Foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a distribuição, comercialização, registro e utilização de autotestes para detectar a contaminação da Covid-19 no Brasil. A aprovação foi unanime entre a diretoria do órgão, em reunião nesta sexta-feira (28/1).

Hoje foi a segunda reunião da agência para debater o assunto sobre o uso dos produtos. Na semana passada o órgão adiou a decisão porque o Ministério da Saúde, que solicitou a autorização dos exames, não havia enviado dados suficientes para embasar o pedido.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Os diretores Cristiane Jourdan, Rômisson Rodrigues Mota e Alex Machado e Meiruze Freitas votaram a favor do uso dos produtos. Segundo a relatora do processo, Cristiane Jourdan, há urgência na aprovação dos autotestes, devido ao “aumento exponencial de casos provocados pela variante Ômicron”. Também foi ressaltado por ela, que o Ministério da Saúde entregou informações suficientes para a aprovação do uso, registro e comercialização dos produtos.

LEIA TAMBÉM

• Anápolis marca de pênalti, bate o Costa Rica-MS e sustenta espaço no G-4• Goiás pode ter pelo menos três candidaturas isoladas ao Senado• Vídeo: O que aconteceu com promoter que agrediu ex-noiva, em Goiânia

Agora, a agência deve publicar as resoluções no Diário Oficial da União (DOU). Segundo a Anvisa, a publicação ocorrerá “no menor tempo possível”, e as medidas entrarão em vigor conforme texto publicado.

Veja como foi a votação: