Descubra os segredos do batom matte

Depois de um longo reinado dos lábios iluminados graças ao efeito de batons cremosos e muito gloss, a presença do batom matte – aquele com pouquíssimo brilho – vem se firmando como uma alternativa de maquiagem clássica e que ultrapassa os limites de modismos.

Sensação nos anos 40, o batom matte viveu seu auge quando a estética retrô do pouco brilho ditava os padrões de beleza da época. “Hoje, a beleza está mais flexível e quando a boca é apagada por conta de um batom matte, criamos um leve contraste com ponto de luz nos olhos”, explica o maquiador Vito Mariella, sócio do Liceu de Maquiagem, de São Paulo.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Embora seja constantemente visto nos lábios de celebridades como Anne Hathaway, Drew Barrymore e Emma Stone, muitas mulheres acham difícil usar o batom matte por causa de sua textura seca. Para facilitar seu manuseio, o maquiador Porfírio Passos, do Studio W, de São Paulo, ensina uma regra de ouro: hidratação. “A boca não pode estar seca nem com peles soltas porque vai dificultar a aplicação do produto, já que ele não desliza facilmente nos lábios”, diz. Se a opção for pela versão escura do batom matte, Passos indica a hidratação mais intensa. “Use um hidratante labial com regularidade e, inclusive, à noite, antes de dormir”, fala.

LEIA TAMBÉM

• Luva de Pedreiro: ex-empresário consegue liminar para impedir reportagens• Veja como ficam novas regras de atendimento do INSS a partir desta segunda, 4• Cabelo, planta e itens para festa: veja furtos inusitados dentro e fora de Goiás

Outra sugestão do maquiador é a esfoliação labial. “Uma receita simples e caseira é misturar açúcar no hidratante e passar nos lábios. O processo tira todas as peles secas”, garante.

Com lábios menos danificados, o passo seguinte é a aplicação do produto. Vito Mariella explica que o corretivo deve estar sempre à mão para apagar possíveis erros, principalmente no contorno dos lábios, e ele ensina um truque. “Antes de aplicar o batom, passe o corretivo em toda a extensão da boca porque ele vai ajudar na fixação do produto.”

Na hora de aplicar, o pincel chanfrado modera a quantidade de batom usado nos lábios e, segundo, Mariella, o movimento deve ser das extremidades para o centro da boca. “Assim, é mais difícil errar”. E, a última dica do maquiador: “Nas regiões mais úmidas dos lábios, como nos cantinhos ou na parte interna, seque com um lenço de papel antes aplicar o batom”, finaliza.