Dia Mundial do Skate: a quantas anda a modalidade em Goiás?

Esporte vem ganhando novos adeptos, principalmente após os Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano passado, com ótima performance brasileira

Nesta terça-feira, 21, comemora-se o Dia Mundial do Skate. A data surgiu no ano de 2004, nos Estados Unidos, em iniciativa da International Association of Skateboards Companies (IASC). No Brasil, o esporte vem ganhando cada vez mais adeptos, principalmente após a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio no ano passado. Em Goiás, isso está mostrando seus frutos.

O skate em Goiás

Para saber mais a respeito da modalidade em Goiás, o Diário do Estado entrou em contato com Eliaber Dias, presidente da Federação Goiana de Skate. A instituição tem fundação recente, sendo que antes havia apenas a Associação Goiana de Skateboard. Na AGSK8, Eliaber ocupava a função de vice-presidente.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Segundo ele, o skate goiano está em alta. Nos últimos meses, aconteceram alguns eventos em Brasília. Em 30 de julho, ocorrerá a 1ª etapa de um circuito em Goiânia, o qual contará pontuação para a classificação do Brasileiro Amador. Anápolis também é outra cidade com torneios no calendário.

LEIA TAMBÉM

• Medalhista em Pequim vira motorista de aplicativo após ser dispensada de clube• Homem fantasiado de Coringa esfaqueia passageiros de trem em Tóquio• Conheça o triathlon e seus benefícios

“A partir do momento em que o skate entrou nas Olimpíadas, muitas portas se abriram. Têm acontecido vários eventos, com mais pistas de skate. O pessoal está enxergando com outros olhos. É claro que precisamos de mais incentivos, construção de mais pistas, locais adequados para o pessoal praticar, até mesmo por conta daqueles que querem virar profissionais”, descreve Eliaber.

De acordo com o presidente da Federação Goiana de Skate, alguns dos eventos costumam ter entre 100 e 120 inscritos, em categorias mirim, iniciante, amador e feminino. Neste ano, haverá também uma disputa de bowl, ainda sem data.

Quanto ao Dia Mundial do Skate, acontecerá uma comemoração no próximo fim de semana. No domingo, 26, esportistas se reunirão na Praça do Trabalhador, em Goiânia, a fim de celebrar a data. “A expectativa de público ainda não sei, porque passamos dois anos sem fazer. Mas, creio que vai dar bastante skatista, assim como nos outros anos”, projeta Eliaber.

Atualmente, ele acredita que dois atletas goianos vêm se destacando a nível nacional: Leandro Oliveira e Laura Rezende. Ambos participam do Skate Total Urbe, um torneio profissional. No entanto, a tendência é de que esse número aumente ainda mais com o tempo.

Tags: