INSS divulga nova idade mínima de aposentadoria em 2020; saiba qual é

Ano de 2020, posterior à reforma previdenciária, apresenta regras particulares

Desde a reforma da previdência, muitas dúvidas surgiram em relação à idade mínima de se aposentar. Neste ano de transição, o Instituto Nacional de Seguro Social, o INSS, passou a pedir mais seis meses de contribuição para quem deseja se aposentar por idade.

No caso se aposentaria por idade, apenas as mulheres terão de contribuir seis meses a mais. Portanto, é necessário ter 60 anos e seis meses de idade e 15 anos de contribuição no INSS.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Para os homens, a regra permanece a mesma, já que a reforma não alterou os critérios para o grupo. Eles podem solicitar a aposentadoria com 65 anos de idade e 15 de contribuição no INSS.

Quem deseja se aposentar com idade mínima progressiva terá que contribuir também com mais seis meses. Para as mulheres nesta categoria, é preciso ter: 56 anos e seis meses, com no mínimo 30 anos de contribuição. Para homens: 61 anos e seis meses, com mínimos 35 anos de contribuição.

No site do INSS há um simulador de aposentadoria gratuito. Basta o cidadão criar uma senha, preencher o formulário com as informações pedidas e descobrir como está a sua situação previdenciária.

Tags: