Iris coloca Prefeitura de Goiânia na era digital

A Prefeitura de Goiânia teve um ano marcado pela implantação de inovações que facilitam a vida do cidadão e ajuda a economizar tempo e dinheiro na gestão pública. Três aplicativos foram lançados (Prefeitura 24 horas, Goiânia contra a Dengue e Saúde Fácil), além do Programa Família Fácil, conjunto de iniciativas que desburocratizou as licenças e alvarás. Teve ainda o lançamento do novo site e a reformulação do Portal da Transparência.

O Prefeitura 24 horas soma com outros produtos já lançados a partir do conceito Goiânia 4.0, como o Programa Família Fácil, o novo site e o bot (inteligência artificial que se comunica com o usuário ao entrar no site). O ano de 2019 acelerou o trabalho de informatizar todas as áreas da administração municipal.

Também em novembro foi lançado pela Prefeitura de Goiânia e o Ministério Público de Goiás uma atualização do aplicativo para celular “Goiânia Contra o Aedes”. A ferramenta permite que a população, mediante filmagem ou fotografia e pelo envio de localização (georreferenciamento), encaminhe denúncia para a Vigilância Epidemiológica.

O Programa Família Fácil foi consolidado em 2019 com o lançamento de novos serviços. Após lançar o Alvará Fácil em 2017, o Licença Ambiental Fácil em 2018, 2019 a família ganhou o Remembra e Desmembra Fácil e o Empresa Fácil.

Os novos serviços do ano ampliaram as facilidades para empresários e pessoas físicas na solicitação dos serviços que compreendem desde o pedido para análise de projetos arquitetônicos, com prazo 90% menor, até maior rapidez na obtenção de alvará de funcionamento e alvará da Vigilância Sanitária.

As tecnologias desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec) garantem a emissão do alvará da Vigilância Sanitária em até 24 horas às empresas de baixo risco. As demais podem acompanhar o processo digitalmente, garantindo lisura na tramitação dos pedidos.

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