Navio atolado no canal de Suez pode afetar preço da gasolina

Na quarta-feira os preços dispararam. 

Devido uma corrente de ventos de aproximadamente 74 km/h acompanhada de tempestade de areia, um dos maiores navios cargueiros do mundo, o Ever Given, acabou encalhando no canal de Suez, no Egito, na manhã da última terça-feira, 23. Ele pode ficar preso ali atrapalhando a passagem de outros cargueiros por algumas semanas, fazendo o preço da gasolina no Brasil subir.

Inaugurado em 1869, Suez é um canal artificial para ligar o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo, evitando que as embarcações precisem contornar o continente africano e oferece uma rota cerca de 7.000 km mais curta.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Em um dia, mais de 50 embarcações cruzam os mais de 193 km, com 205 m de largura, do canal, representando 10% do tráfego marítimo mundial. Outros 150 navios estariam esperando para atravessar o canal, entre eles um grande número de petroleiros com óleo do Oriente Médio. 

O incidente está afetando os mercados mundiais do petróleo em razão dos atrasos nas entregas. Na quarta-feira os preços dispararam. 

“Nunca vimos algo assim”, afirmou Ranjith Raja, chefe de pesquisa de petróleo e marítima do Oriente Médio no fornecedor de dados financeiros Refinitiv, dizendo que é “provável que a paralisação dure vários dias”. 

Imagem: Marina Passos

 

Tags: