Número de assinantes da Netflix já ultrapassa TV por assinatura no Brasil

Vazamento de informação ocorreu por engano do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)

Um erro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) divulgou o número de assinantes da Netflix no Brasil, por engano. De acordo com um documento que circula em processo judicial (e deveria estar privado), atualmente o serviço tem 19 milhões de clientes no país.

O vazamento ocorreu por meio de uma manifestação da Neo TV, associação que representa pequenas operadoras de TV paga do Brasil, ao criticar a fusão entre WarnerMedia e Discovery. Segundo a manifestação, argumento de que a Netflix seria concorrente da TV não condiz com o cenário.

“É verdade que as plataformas de streaming conquistaram muitos clientes nos últimos anos, mas também é nítido que parcela relevante dos consumidores considera os serviços OTT (Over-the-top) como complementares à TV por assinatura – a Netflix, por exemplo, já foi capaz de conquistar 19 milhões de assinantes no Brasil sozinha”, diz o documento.

Os números são relativos a janeiro de 2021 e, até então, era confidencial. Considerando o tempo desde a apuração, acredita-se que o serviço de streaming já tenha ultrapassado a marca de 20 milhões de clientes.

Diante do vazamento, Cade e Netflix afirmaram que não iriam comentar o caso.

Assinantes da Netflix

No fim de 2020, a Netflix informou ter mais de 200 milhões de assinantes no mundo todo. Com o vazamento dos dados do Brasil, então, é possível estimar que o país represente cerca de 10% do volume total de clientes.

O número já é maior do que o de assinantes de TV por assinatura no país. De acordo com dados da Anatel, o Brasil terminou julho de 2021 com 16,4 milhões de acessos de TV por assinatura em todo o território nacional. Em média, isso indica 7,7 acessos a cada 100 habitantes.

Em Goiânia, maior base instalada de TV por assinatura no Estado, a média é superior ao do país. Com 7,85 acessos a cada 100 habitantes, o número total de assinantes chegou a 120.655, no mês de julho.

A maior fatia do mercado é de clientes da Claro (63,47%). Completam a lista Sky (14,69%), Oi (12,52%), Vivo (8,94%), Blu TV (0,21%) e NossaTV (0,17%).

Tags: