Home»Carnaval»Operação dos Bombeiros alerta sobre riscos de acidentes no Carnaval
0
Shares
Pinterest Google+ Whatsapp
(62) 9 8219-1904 Fale com o Diário do Estado



Com a previsão de grande movimentação de turistas nos balneários de Goiás durante o feriadão de Carnaval, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) vai reforçar o efetivo para garantir a segurança dos foliões. A Operação Carnaval 2019 do CBMGO foi lançada na manhã de hoje, sexta-feira, 1º de março, às 8 horas, na Academia da Polícia Militar, na Rua 252, nº 21, Setor Leste Universitário.

Após o lançamento em conjunto com a Polícia Militar, cerca de 320 Bombeiros Militares partiram para diversas cidades do interior de Goiás para trabalhar na operação que segue até quarta-feira, ao meio dia. Por mais um ano, o foco da Operação do Corpo de Bombeiros será no trabalho educativo para sensibilizar os foliões a não estragarem a festa. A ideia é que pequenos cuidados podem evitar grandes tragédias.

Segundo o coordenador da operação, Tenente Coronel Thiago ABDALA de Morais, o reforço do efetivo será enviado para os municípios que solicitaram apoio, além dos locais onde o feriado prolongado é comemorado tradicionalmente em Goiás como Caldas Novas e Três Ranchos. Os bombeiros militares serão distribuídos em postos avançados montados à beira de lagos, represas e rios, onde se observa uma grande concentração de turistas e serão utilizadas embarcações como canoas e moto náuticas, além dos equipamentos de segurança obrigatórios como coletes salva-vidas e boias.

Outro objetivo do Corpo de Bombeiros Militar é reduzir o tempo-resposta no atendimento às ocorrências e dar rápido suporte de vida para os foliões que necessitarem de socorro especializado, em especial nas rodovias que cortam o Estado. Para isso, o planejamento da operação previu a ação integrada de cada unidade e posto e também um reforço nas viaturas e equipamentos disponíveis para as equipes de bombeiros.

Todos os quartéis do Estado, em especial das cidades turísticas, estarão empenhados em garantir a segurança dos foliões durante todo feriado. Serão montados cerca de 25 postos avançados espalhados por Goiás. A maior preocupação do Corpo de Bombeiros ainda é o afogamento. No período de folia, a combinação de ingestão de álcool e lazer aquático torna-se mais recorrente e é uma mistura altamente perigosa. Em 2018, o feriado de carnaval deixou sete pessoas mortas por afogamento em Goiás.

A corporação fará também a inspeção em trios elétricos e estruturas montadas para a festa. “Como vínhamos fazendo no período de pré-carnaval, vamos continuar a vistoriar essas estruturas para garantir o lazer seguro de moradores e turistas”, concluiu o coordenador da operação, Tenente Coronel Thiago ABDALA de Morais.

Newsletter do Jornal Diário do Estado – Assine já!

Comente á vontade!