Os 10 monumentos mais famosos do mundo

Confira a lista com as construções humanas e monumentos mais visitados e que conquistaram fama no mundo todo

Na hora de colocar o pé na estrada e escolher os melhores destinos para conhecer nesse mundo tão cheio de possibilidades, sempre temos aquela vontade de visitar alguns dos monumentos mais conhecidos do planeta. A maioria destes monumentos culturais são extremamente antigos, alguns deles construídos há milhares de anos, e nos trazem curiosidades sobre povos que em algum momento habitaram aquela região, tornando-se paisagens famosas por todo o mundo. Já que viajar é sinônimo de desbravar a cultura de um país, nada melhor do que conhecer construções históricas e monumentos famosos e representativos para entender um pouco mais sobre a cultura do lugar que estamos visitando. Pensando nisso, para te ajudar a escolher seu próximo destino, preparamos uma lista com 10 dos mais famosos e visitados monumentos do mundo.

10. Taj Mahal, Angra, Índia

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Taj Mahal - Índia: História, Curiosidades e Dicas para visitar

Considerado como uma das maiores provas de amor do mundo, o Taj Mahal foi uma construção idealizada pelo imperador Shah Jahan, e construída entre 1632 e 1653, em homenagem à sua esposa preferida, que morreu após dar à luz ao seu 14º filho.  Encontra-se classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, tendo sido anunciado em 2007 como uma das sete maravilhas do mundo moderno.

9. Machu Picchu, Peru 

Machu Picchu é mais antigo do que se pensava, revela estudo | CNN Brasil

Machu Picchu é uma cidadela inca que fica no alto da Cordilheira dos Andes no Peru, acima do vale do rio Urubamba. Construída no século XV e posteriormente abandonada, ela é conhecida pelas sofisticadas muralhas de pedra contínuas, cujos imensos blocos foram unidos sem o uso de argamassa, pelas construções intrigantes que levam em conta o alinhamento dos astros e pelas vistas panorâmicas. A cidade perdida dos Incas fica a 2.400 metros de altitude e é considerada como Patrimônio Mundial pela Unesco.

8. Basílica de São Pedro, Cidade do Vaticano 

Basílica de São Pedro - Vaticano - Como Participar da Audiência Papal

Construída entre 1506 e 1626, trata-se do maior e mais importante edifício religioso do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo. Cobre uma área de 23 000 m² ou 2,3 hectares e pode abrigar mais de 60 mil devotos.

7. Grande Muralha da China

Aventuras na História · Maravilha do mundo moderno: Fatos curiosos sobre a Grande  Muralha da China

A Grande Muralha da China refere-se a um conjunto de fortificações feitas de pedra, tijolo, terra compactada, madeira e outros materiais, construída ao longo de uma linha leste-oeste através das fronteiras históricas do norte da China para proteger os Estados e impérios chineses contra as invasões dos vários grupos nômades das estepes da Eurásia, principalmente os mongóis.

6. Pirâmides do Egito

As Pirâmides do Egito - Toda Matéria

As Pirâmides do Egito são antigas estruturas feitas em alvenaria construídas pela civilização do Antigo Egito, acredita-se que existam entre 118 e 138 pirâmides egípcias identificadas. A maioria delas foi construída como túmulos para os faraós e seus consortes durante os períodos do Reino Antigo e Médio.

5. Big Ben, Londres, Inglaterra

Big Ben - Inglaterra - InfoEscola

Big Ben é o nome de um grande sino instalado na torre noroeste do Palácio de Westminster, a sede do Parlamento Britânico. O nome oficial da torre em que o Big Ben está localizado era originalmente Clock Tower, mas ela foi renomeada como Elizabeth Tower em 2012 para marcar o Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II. A torre foi inaugurada durante a gestão de Sir Benjamin Hall, ministro de Estado da Inglaterra, em 1859, e construída em estilo neogótico, abriga o segundo maior relógio de quatro faces do mundo, com 96 metros.

4. Casa de Ópera, Sydney, Austrália

Clássicos da Arquitetura: Ópera de Sydney / Jørn Utzon | ArchDaily Brasil

A casa da Ópera de Sydney, também conhecida como Teatro de Sydney, é um dos edifícios de espetáculo mais marcantes em nível mundial, e um dos símbolos da Austrália, localizada na cidade de Sydney. A construção, projetada por Jørn Utzon, começou em 1959 e está localizada sobre a Baía de Sydney.

3. Coliseu, Roma, Itália

O que foi o Coliseu de Roma? | Super

Construído na Roma Antiga, este monumento histórico está entre os mais visitados do mundo. Também conhecido como Anfiteatro Flaviano, é um anfiteatro oval localizado no centro da cidade de Roma, capital da Itália. Construído com tijolos revestidos de argamassa e areia, e originalmente cobertos com travertino é o maior anfiteatro já construído.

2. Estátua da Liberdade, Nova York, Estados Unidos

Estátua da Liberdade: dicas, ingressos e como chegar | Dicas Nova York|  Dicas Nova York

A Estátua da Liberdade, cujo nome oficial é A Liberdade Iluminando o Mundo, é uma escultura neoclássica colossal localizada na ilha da Liberdade no porto de Nova Iorque. A escultura, construída em  1886, foi um presente da França para o país, o monumento celebra os 100 anos da Independência dos Estados Unidos.

1. Torre Eiffel, Paris, França

Torre Eiffel em Paris - 2021 | Dicas incríveis!

A Torre Eiffel é uma torre de treliça de ferro forjado no Champ de Mars em Paris , França. Recebeu o nome do engenheiro Gustave Eiffel , cuja empresa projetou e construiu a torre. Apelidado localmente de ” La dame de fer ” (francês para “Dama de Ferro”), foi construído de 1887 a 1889 como a peça central da Feira Mundial de 1889, tendo sido inicialmente criticado por alguns dos principais artistas e intelectuais da França por seu design. Apesar das críticas, tornou-se um ícone cultural global da França e uma das estruturas mais reconhecidas do mundo, além de ser o monumento com entrada paga mais visitado do mundo.

Tags: