Pix já está em funcionamento e conta com vantagens

Com o serviço é possível fazer pagamentos em tempo real entre pessoas físicas, pessoas físicas e empresas ou entre empresas

Em 16 de novembro, instituições financeiras de todo o Brasil lançaram soluções para que seus clientes possam realizar transações Pix. Apenas as instituições com mais de 500 mil clientes são obrigadas a oferecer estes serviços, porém mais de 700 se cadastraram no Banco Central para participar.

Pix é um serviço de transferência instantânea de dinheiro criado pelo Banco Central que permite que clientes realizem pagamentos ou transferências de fundos. As transferências podem ser entre pessoas físicas, pessoas físicas e empresas ou entre empresas. O objetivo da implementação é permitir uma maior concorrência no setor e incentivar o aumento da população bancarizada no país.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Ele também permite fazer transferências digitando apenas o celular ou CPF da pessoa que vai receber o valor, eliminando a necessidade de digitar todos os dados da conta. Com o Pix, também é possível fazer pagamentos em tempo real a lojas, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, além de quitar contas de água e luz, e até recolher impostos.

Para usar o serviço, os clientes devem realizar um cadastro nos próprios canais do banco no qual o usuário tem conta, como o internet banking ou o aplicativo. Todas as instituições financeiras participantes são obrigadas, pelo regulamento do Banco Central, a mostrar a nova opção no menu de suas plataformas. Portanto, para realizar o cadastro basta procurar pela seção “Pix”. O serviço já está em vigor.

Tags: