Vídeo: Enchentes pelo mundo tem deixado mortos e desaparecidos

Na Alemanha, ao menos 180 pessoas morreram e 1 mil estão desaparecidos. Já na China, foram registrados 12 mortos e pessoas ficaram desabrigadas

Enquanto no Brasil uma frente fria tem abaixado as temperaturas pelo país, alguns países ao redor do mundo tem sofrido com enchente em grande volume causando inundações catastróficas que causam mortes e deixa pessoas desaparecidas.

O mundo tem se surpreendido com tempestades em países Europeus. Atualmente, o continente já chegou ao marco de 180 mortos e milhares de desaparecidos. Vários bairros estão destruídos após enchentes e deslizamentos de terra.

Na Alemanha, o país mais afetado, autoridades anunciaram pelo menos 158 mortos e mais de 1 mil desaparecidos até o momento. A chanceler Angela Merkel visitou o local das inundações no último domingo (18).

China tem 12 mortos e metrôs inundados

Na China, chuvas bateram recordes e deixaram 12 mortos na metrópole de Zhengzhou, capital da província de Henan, no centro da China. As ruas viraram rios e inundaram o metrô da cidade, deixando pessoas presas em trens e túneis. Mais de 500 pessoas tiveram que ser resgatadas.

Ainda no país asiático, uma barragem rompeu e deixou cerca de 200 mil moradores sem casas. As chuvas também deixaram milhares de edifícios residenciais sem água e eletricidade, além de paralisar o transporte público e forçar o cancelamento de voos, rotas de ônibus e trens.

Causas das chuvas

O Hemisfério Norte do planeta está no verão. A estação é conhecida pela presença de chuvas e altas temperaturas que chegam a causar mortes durante essa época do ano.

Em 2021, as chuvas vieram mais fortes do que o esperando. Com a precipitação, rios transbordaram e barragens se romperam, causando prejuízos em cidades.

Na China, além do verão, o crescimento das cidades e a conversão de terrar agrícolas em subdivisões aumentaram o impacto de tais eventos.

 

Tags: