10 arquitetos que entraram para história

Confira a lista com alguns dos nomes de arquitetos icônicos que projetaram algumas das construções mais famosas da história

Com uma arquitetura inovadora, humana e global, alguns arquitetos criaram projetos mundo afora que tornam o dia a dia das cidades onde estão inseridos mais bonito, funcional e culturalmente rico. Confira abaixo uma lista com 10 destes arquitetos que entraram para a história com projetos icônicos e de tirar o fôlego.

10. Renzo Piano (1937 -2013)

Centro Georges Pompidou: veja 5 curiosidades sobre a obra que chocou Paris!

Nascido em Gênova, na Itália, Renzo Piano é partidário de uma arquitetura high tech. Seus projetos são imponentes, surpreendentes e futuristas e também utilizam da alta tecnologia em sua construção. Uma de suas obras mais conhecidas é o Centro Georges Pompidou, em Paris.

9. Norman Foster (1935-)

Norman Foster: conheça a história e o estilo desse premiado arquiteto!

Suas obras são diversas: prédios, galerias, aeroportos e até uma estação espacial! Em comum, todas elas usam tecnologia de ponta – o britânico ficou famoso, nos anos 1970, por liderar o movimento high-tech na arquitetura. Atualmente, planeja assentamentos em Marte a serem criados com impressoras 3D.

8. Santiago Calatrava (1951-)

Santiago Calatrava: Constante busca pela criação de uma identidade atual – Senplo

Santiago Pevsner Calatrava Valls é um arquiteto e engenheiro espanhol cujo trabalho tem se tornado bastante popular nas últimas décadas. É conhecido pelos projetos de grande impacto visual e pelo uso de novas técnicas tecnológicas construtivas. Assimetria e dinamismo são duas fortes características de sua arquitetura.

7. Oscar Niemeyer (1907-2012)

Mestres da Arquitetura: a vida e as obras de Oscar Niemeyer

Começou como estagiário de um dos grandes arquitetos brasileiros, Lucio Costa, mas acabou superando-o em fama e influência. Conhecido por seus projetos com linhas curvas (que dizia serem inspiradas pelo corpo feminino) e sua paixão por concreto armado. O arquiteto brasileiro, vencedor do Pritzker, nasceu no Rio de Janeiro e foi um dos responsáveis pela arquitetura modernista no Brasil. Tendo o concreto como a principal matéria-prima de seus projetos, teve a cidade de Brasília como um de seus trabalhos mais famosos.

6. Zaha Hadid (1950-2016)

Galeria de Zaha Hadid: a mente criativa do século XXI - 11

Foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura, em 2004. Nos últimos anos, a carreira dessa iraquiana naturalizada britânica decolou, com mais de 950 projetos em 44 países. Conhecida por seus edifícios com arquitetura extremamente futurística a arquiteta era admiradora do trabalho de Oscar Niemeyer, que inspirou muitos de seus projetos.

5. Mies van der Rohe (1986-1969)

Saiba mais Sobre Mies Van der Rohe | WESTWING

Reconhecido como um dos pioneiros da arquitetura moderna, Mies nasceu na Alemanha e foi naturalizado americano. Sua arquitetura possuía grande luminosidade, espaços livres e fachadas em vidro. É considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX.

4. Frank Lloyd Wright (1867-1959)

10 obras de Frank Lloyd Wright que são patrimônios da UNESCO | CASA CLAUDIA

É considerado por muitos o maior arquiteto norte-americano de todos os tempos. Não frequentou uma escola nessa área, mas teve um excelente professor: o lendário Louis Sullivan, figura central que definiu o estilo dos arranha-céus dos EUA. Gostava de criar prédios “orgânicos”, com formas naturais que tentam interagir com o ambiente ao redor.

3. Le Corbusier (1887-1965)

Os 5 pontos da arquitetura moderna de Le Corbusier e sua influência nas construções atuais

Le Corbusier, foi um arquiteto, urbanista, escultor e pintor de origem suíça e naturalizado francês em 1930. Considerado como um dos pais da arquitetura moderna seu trabalho combinava funcionalidade – característica proeminente da arquitetura moderna – espaços livres e linhas retas.

2. Antoni Gaudí (1852-1926)

Aventuras na História · Antoni Gaudí: O símbolo do modernismo catalão

A igreja cartão-postal de Barcelona ocupou 40 anos de Gaudí – e ele morreu sem vê-la pronta. Quando for concluída, em 2026, será a mais alta da Europa, com 172 m. A cidade catalã conta com diversas outras obras desse gênio, facilmente reconhecíveis por suas inspirações na natureza. Ele foi um dos pioneiros, por exemplo, no aproveitamento de luz natural.

1. I. M. Pei (1917-2019)

Em foco: I.M. Pei | ArchDaily Brasil

É conhecido pelo uso de formas geométricas, mas rejeita o rótulo de modernista. Faz questão de adequar seu estilo ao contexto social de cada obra. Em 1983, ganhou o Pritzker e transformou o prêmio de US$ 100 mil em bolsas de estudo para chineses aprenderem arquitetura nos EUA.

 

 

 

Tags: