10 presidentes do Brasil e seus feitos

Confira agora os 10 principais presidentes do Brasil

O primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1934) é considerado o início da democracia no país, marcado pela famosa revolução de 1930, que derrubou o ex-presidente Washington Luís, se tornando o caminho para acabar com a República Velha. Nosso país segue o sistema democrático representativo. Existe uma obrigação de votar, o que é diferente de países como os Estados Unidos (o voto é opcional). No entanto, no Brasil, os cidadãos com idades entre 18 e 65 anos devem votar. Os jovens com 16 ou 17 anos já podem votar, mas nesta idade o voto é facultativo e, para os maiores de 65 anos, o voto é facultativo. No Brasil, elegemos nossos representantes e governantes. São os membros do povo direito de escolher as legislações (as pessoas que fazem as leis e as votam – deputados, senadores e deputados) e as agências executivas (gestores e governadores – o prefeito, o governador e o presidente da República).

Confira agora os 10 principais presidentes do Brasil

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Por: Barbara Zani

LEIA TAMBÉM

• Três candidatos por Goiás estão na lista dos mais ricos do Brasil• Casal de Goiânia lesou ao menos 30 em golpes de viagens e passagens aéreas• Pesquisa BTG Pactual: Lula amplia vantagem e pode vencer ainda no 1º turno

10. Deodoro da Fonseca (1889-1891)

Conhecido como o primeiro presidente do país, Deodoro escolhido pelos revolucionários. Ele liderou o governo provisório que organizou a nova república, preparando as leis principais do país. Durante o governo de Deodoro da Fonseca houve muita instabilidade política

9. Hermes da Fonseca (1910-1914)

Marcado por várias revoltas civis e militares. Ele também enfrentou problemas econômicos e teve de renegociar a dívida externa

8. Epitácio Pessoa (1919-1922)

Único presidente que ganhou uma eleição quando nem estava no país! Quando as eleições para presidente ocorreram, ele estava em França, participando do Tratado de Versalhes, que terminou a 1ª Guerra Mundial. Epitácio tentou melhorar a situação do povo no Nordeste, que sofria com a falta de água.

7. Getúlio Vargas (1930-1945)

Considerado o presidente que esteve mais tempo no poder. Ele tomou o poder através da revolução de 1930 e dentro de poucos anos se assumiu como ditador do país, reprimindo a oposição. Ele mudou a Constituição e criou o Estado Novo, com muitos poderes concentrados em si. Apesar de ser ditador, Vargas tomou várias medidas para ganhar o apoio do povo.

6. Juscelino Kubitschek (1956-1961)

Responsável pelo fortalecimento da economia do Brasil. Ele fez muitos investimentos mas também acumulou muitas dívidas. Mas o maior feito do governo de Kubitschek foi a construção de Brasília.

5. João Goulart (1961-1964)

Marcado por muita instabilidade política e econômica. Seus planos de reforma do país não foram bem acolhidos e ele foi acusado de tentar criar um regime comunista no Brasil. Em 1964, aconteceu um golpe militar e Goulart fugiu, abandonando a presidência.

4. João Figueiredo (1979-1985)

O presidente marcou uma abertura muito maior à democracia. Ele permitiu a existência de mais de 2 partidos e permitiu eleições um pouco mais livres. Seu governo também modernizou muito a agricultura do país. Ele foi o último presidente do regime militar.

3. José Sarney (1985-1990)

Tomou posse e governou em seu lugar. Ele restabeleceu a democracia, aprovando uma nova Constituição, realizando eleições diretas e acabando com a repressão política. Mas, na economia, a inflação ficou descontrolada.

2. Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011)

O primeiro presidente de esquerda da história do Brasil, foi o mandatário mais bem avaliado após a redemocratização. Sua popularidade adquirida já no primeiro mandato impulsionou sua reeleição em 2006 e a eleição de sua sucessora e então ministra Dilma Rousseff. Seus dois governos foram marcados pelo elevado crescimento econômico, pelo combate à pobreza e à desigualdade social Suas políticas diminuíram e pela manutenção da estabilidade da economia.

1. Dilma Rousseff (2011-2016)

Dilma Rousseff foi a primeira mulher a se tornar presidente (ou “presidenta”) do Brasil. Foi reeleita em 2014, sendo destituída do cargo por um processo de impeachment em 2016. Ela deu prosseguimento às políticas sociais que marcaram o governo Lula. Seu governo organizou a Copa do mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Tags: