10 vestuários femininos que sempre estão na moda

Confira a lista de peças usadas para compor looks femininos que nunca saem de moda

Por Lígia Saba 

A moda sempre vai e volta, as peças são reinventadas, customizadas, apresentadas de diferentes maneiras e usadas para compor looks inovadores ao longo das décadas. Porém, existem aquelas peças conhecidas como clássicas, que desde quando foram lançadas nunca mais saíram da moda sendo constantemente usadas em desfiles e pelas mulheres em geral. Preparamos uma lista com 10 dessas peças que são sempre usadas para compor looks femininos, não importa a época.

10. Scarpin preto

A origem do nome scarpin vem da palavra italiana scarpino, diminutivo da palavra scarpa, que significa sapato. Popularizado por Christian Dior no ano de 1947, o modelo fez parte do estilo “New Look”, que tinha como objetivo introduzir uma nova moda entre as mulheres no período pós guerra.

09. Tubinho Preto

A versão tubinho preto, um dos maiores ícones da moda feminina, surgiu em 1960 nas mãos do estilista Yves Sain-Laurent e causou furor na sociedade. Naquela época, além dos vestidos de renda, o mercado era dominado pelas saias e vestidos rodados.

08. Cardigan

O cardigan surgiu como uma peça do vestuário masculino, em meados do século 19; feito de lã, ele era usado por oficiais do exército britânico e recebeu este nome em homenagem ao Conde de Cardigan, James Thomas Brudenell, do País de Gales.

07. Camisa branca

A camisa branca surgiu no Egito e tinha corte reto, com abertura somente para a cabeça e se manteve forte ao longo de toda a história da moda, sendo que encaixá-la nas tendências atuais só depende de truques de styling.

06. Saia lápis 

Surgiu entre as décadas de 40 e 50, despontou para o mundo fashion quando divas do cinema passaram a usa-las nos filmes. Acredita-se que ela surgiu após Segunda Guerra Mundial devido à economia de tecido, assim as costureiras tinham que usar o mínimo possível de tecido para fazer as saias.

05. Calça Jeans

A sua primeira aparição foi em 1792 em Nimes, na França, e servia como material para confecção de roupas para trabalho no campo e para as longas viagens de marinheiros. Nessa época, pouco maleável e tingido em tons de marrom, era chamado de Tecido de Nimes e logo passou a ser abreviado para denim.

04. Tênis branco

Assim como o jeans, o tênis tem é uma peça cheia de história pra contar, eles começam a aparecer nas ruas em meados de 1935! Mas, antes disso eram apenas usados para praticar esportes.

03. Blusa listrada

Foram os marinheiros franceses que, em meados do século XIX, vestiam uma camisa azul e branca com listras que simbolizavam as vitórias de Napoleão. Esta camisa tornou-se o uniforme de toda a marinha francesa e passou a ser chamada de “camisa bretã”

02. Blazer

O Blazer surgiu em 1837 no Reino Unido, como peça exclusiva do guarda-roupa masculino. Quase um século depois, nas primeiras décadas do século 20 as mulheres ainda se vestiam de forma a destacar suas cinturas com espartilhos apertados, grandes adornos em seus chapéus, saias e vestidos.

01. Jaqueta de couro

O primeiro modelo de jaqueta, com silhueta Bomber, surgiu no início do século XX como uniforme da aviação militar. Na época da Primeira Guerra Mundial, Irving Schott decidiu adaptar a peça para os motociclistas, dando o nome de Perfecto, em homenagem a seu cigarro favorito.

 

Tags: