Discurso do ex-presidente Lula preocupa União Europeia

O discurso do ex-presidente Lula preocupou dirigentes da União Europeia em dois pontos: ajustes no tratado entre o bloco e o Mercosul e a ausência de propostas para o combate à corrupção

O discurso do ex-presidente do Brasil, Lula Inácio da Silva, realizado para a ala social democrata no Parlamento Europeu, preocupou dirigentes da União Europeia. Discurso, inclusive, que foi bastante aplaudido e acabou viralizando nas redes sociais petistas. Durante a mensagem, Lula falou sobre fazer ajustes no tratado de livre comércio entre o bloco e o Mercosul, assunto que causou apreensão a união.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

“Vamos aperfeiçoar os termos do acordo Mercosul-União Europeia. Não queremos uma América Latina voltada exclusivamente para o agronegócio e a mineração. Temos total capacidade de sermos também países industrializados, tecnologicamente avançados”, disse o ex-presidente.

Outra fala de Lula que também causou impacto diz respeito a ausência de propostas para o combate à corrupção. O político sequer mencionou o tema como algo com que se preocupe. Tanto para o Brasil ser aceito na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) quanto para a evolução do relacionamento com a União Europeia. Entretanto, o bloco considera que o assunto não pode ser deixado de lado.

Tags: