Donald Trump irá visitar o Papa em maio

O presidente dos EUA, Donald Trump, será recebido em uma audiência no Vaticano pelo Papa Francisco no final de maio. Na ocasião o novo ocupante da Casa Branca viaja para a Itália para a reunião do G7 (as sete principais potencias mundiais), que será em Taormina, Sicília, nos dias 26 e 27 do mesmo mês.A informação foi relatada ontem no semanário católico progressista o “The Tablet”, que circula no Vaticano.

Os últimos Presidentes Barack Obama e George Bush também já se aproveitaram da reunião do G8 para fazer a visita (Rússia até então fazia parte do grupo até que foi suspensa por conta do conflito com a Ucrânia e a anexação da Criméia). O Vaticano disse por meio do The Tablet, que se Trump não aproveitasse a oportunidade para se reunir com o Papa, este gesto “seria considerado uma afronta.”

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

LEIA TAMBÉM

• Maravilhado e esquecido: Bolsonaro chama Biden de Trump• Papa Francisco pede que pais não condenem os filhos pela sexualidade• Papa Francisco pede o fim do “naufrágio civilizacional”, na Grécia

O Papa e Trump já trocaram faíscas em mais de uma ocasião. Em fevereiro do ano passado, quando Francisco viajou para o México, o Papa criticou as promessas do então candidato Donald Trump de deportar imigrantes, e criar um muro na fronteira de 3.000 quilômetros com o México.

“uma pessoa que só pensa em levantar paredes, onde quer que seja, e não fazer pontes, não cristão”, disse francisco

Na ocasião Trump descreveu o Papa como “uma pessoa muito política, que não entende os problemas do nosso país”.

Outro momento controverso na relação foi quando Papa disse em uma entrevista ao jornal espanhol El Pais. Falndo sobre Trump o Papa criticou “os movimentos populistas extremistas”, após “os desastres causados pelo processo de globalização”.

O Vaticano em nota também criticou o presidente Trump por suas ordens executivas que proíbem que cidadãos de sete países de maioria islâmica entrem nos EUA.

Tags: