Estádio Serra Dourada completa 42 anos

Na última quinta-feira, 9, o estádio Serra Dourada, maior palco esportivo do estado de Goiás, completou 42 anos de existência. Fundado em 9 de março de 1975, a praça, apesar da defasagem em relação às novas arenas, continua como a mais utilizada pelo futebol goiano.

Ao longo dos 42 anos, o Serra passou por muitas transformações. Quando inaugurado, em um jogo entre a seleção goiana e a seleção de Portugal, o estádio era considerado um dos melhores do país. À época, o gramado também era um “latifúndio”, como costumavam descrever vários locutores esportivos.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Atualmente, contudo, o Serra Dourada vive à sombra das modernas arenas do Brasil. Preterido pela organização da Copa do Mundo de 2014, o Serra não passou por nenhuma reforma profunda em sua existência. Uma modernização de menor proporção foi realizada no início da década para receber um jogo da Seleção Brasileira. Mudanças estruturais, no entanto, não foram promovidas.

LEIA TAMBÉM

• Prefeitura reforça “Goiânia Esporte”, maior projeto de incentivo da história da Capital• Homem se solta de parapente e é resgatado em mata de Formosa• Vila Nova segura o Grêmio, mas empate mantém equipe na zona de rebaixamento

O gramado foi o último a passar por uma grande alteração. Em 2016, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determinou que todos os estádios de futebol do país se adequassem às dimensões sugeridas pela Fifa. O Serra, então, saiu dos tradicionais 110m x 75m para 105m x 68m.

História

Em seus 42 anos, o estádio Serra Dourada recebeu jogos memoráveis. Atlético, Goiás, Vila Nova, Goiânia e Seleção Brasileira já viveram grandes momentos no maior palco do estado. Até o paulista Corinthians tem boas recordações por conta do título brasileiro conquistado em 2005.

Pintado de rubro-negro, o Serra já viu muitos títulos goianos e, recentemente, acompanhou o renascimento do Dragão. Passando pelo título da Série C, em 2008, até o acesso à Série A no ano seguinte, o estádio sempre foi aliado atleticano.

O Serra também joga ao lado do Goiás. Na praça esportiva, o Esmeraldino já conquistou o Campeonato Brasileiro da Série B, venceu o Independiente na final da Copa Sul-Americana e emocionou a torcida com belas atuações na Série A e na Copa Libertadores da América.

Para os colorados, a histórica virada de 5 a 3 sobre o arquirrival Goiás é um dos mais memoráveis do Serra. Além disso, os torcedores do Vila sempre se lembrarão da casa lotada em confrontos decisivos pela Série C e pela Série B.

Neste sábado, 11, mais um pedaço da história será escrito quando Atlético e Goiás entrarem em campo pela 9ª rodada do Goianão.

Tags: