NASA descobre 7 novos planetas que podem conter água

Em anúncio feito nesta quarta- feira (22) a NASA (Agência Espacial Norte Americana)  afirmou ter encontrado sete “exoplanetas” orbitando em torno de uma estrela, que esta  há cerca de 39 anos-luz da Terra. Dada às condições dos planetas, é possível que  exista água em todos.

A estrela que está no meio desses planetas formando um sistema solar parecido com o nosso, foi denominada de TRAPPIST-1. Ela é dose vezes maior que a Terra.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Análises iniciais mostraram que os novos planetas encontrados têm massas semelhantes à da Terra,  e possuem composições rochosas. São os maiores planetas com as mesmas características da Terra já encontradas.

LEIA TAMBÉM

• Jovem é preso suspeito de estupro coletivo e de dar droga à criança, em Firminópolis• Em plena luz do dia, homens roubam clínica odontológica de Anápolis• Lula, Bolsonaro, Tebet e Ciro cumprem agenda em Salvador neste sábado, 2

Nas análises realizadas que foram publicadas pela Nature, indicam que em ao menos seis destes planetas tem as temperaturas na superfície variando entre 0ºC e 100ºC. Entretanto mas não é possível confirmar que exista água em estado líquido. Ainda é preciso buscar por mais dados.

As primeiras descobertas foram em maio de 2016 pela equipe do cientista astrônomo Michael Gillon. A equipe vem realizando o monitoramento dos planetas desde então. Foi constatado uma série de dados, como tempo do movimento de translação, rotação de cada um dos planetas e até mesmo estações do ano.

Este é o sistema com o maior número de planetas tão grandes quanto a Terra já descoberto. E  também é aquele com o maior número de mundos que podem ter água líquida.