Secretaria de Saúde realiza exames gratuitos de mamografia em Goianápolis

A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo Uterino estará na cidade de 29 de março a 2 de abril

De 29 de março a 2 de abril, mulheres da cidade de Goianápolis serão atendidas com exames de mamografia e Papanicolau, fundamentais para detecção precoce dos cânceres de mama e de colo uterino. Os atendimentos são realizados na carreta de prevenção do estado de Goiás, com data e hora pré-definidos, além de serem agendados em horários escalonados para evitar aglomerações em decorrência do coronavírus.

A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo Uterino do Governo de Goiás esteve durante a última semana na cidade de Porangatu, no extremo Norte do Estado. Com agendamento prévio feito pelo Complexo Regulador Estadual, as pacientes de quatro municípios foram encaminhadas para exames de Papanicolau e mamografia. Essa estrutura, que fica baseada na Policlínica de Goianésia, tem realizado um roteiro pelas cidades do Centro-Norte goiano.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o protocolo utilizado pela carreta da prevenção preconiza a realização de mamografia em mulheres a partir dos 35 anos. O exame é um dos mais eficazes métodos para prevenção precoce de câncer de mama, que é o que mais atinge mulheres no Brasil e que quanto antes for detectado, maiores as chances de ser curado.

Tags: