10 curiosidades sobre Fortaleza

Confira a lista de fatos interessantes e curiosidades sobre a cidade de Fortaleza capital do estado do Ceará

Fortaleza é a capital do estado do Ceará, no Nordeste brasileiro. A cidade é conhecida por suas praias, com falésias vermelhas, palmeiras, dunas e lagoas. Confira abaixo uma lista com 10 curiosidades sobre a capital do estado do Ceará.

10. Influência francesa 

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Foi apenas a partir da segunda metade do século XIX que Fortaleza se tornou o principal núcleo urbano do Ceará. Da mesma forma que em outros locais, verificou-se um “afrancesamento” da capital nesse período, ou seja, uma forte influência cultural da França.

9. Quinta capital mais populosa 

A cidade de Fortaleza soma o total de, aproximadamente, 2,7 milhões de pessoas, representando quase um terço da população de todo o estado. Em comparação com as outras capitais do país, ela representa a quinta capital mais populosa.

8. Praia do futuro 

Uma das praias mais conhecidas do Nordeste, a Praia do Futuro é a quinta mais visitada pelos turistas brasileiros. São 25 km de orla repletos de restaurantes, barracas, cadeiras de praia e duchas de água doce.

7. Nomes das ruas 

Os nomes das ruas da cidade eram dados por iniciativa da população e adotados pelo poder público. No dia 18 de março de 1817, em sessão realizada na Câmara, foi aprovada a decisão de se colocar letreiros indicando a denominação da via.

6. Estádio Castelão

A Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014 foram dois grandes eventos futebolísticos que agitaram o Brasil. Fortaleza foi escolhida como uma das cidades para sediar os jogos e, por isso, um novo estádio foi preparado. Construído e nomeado em homenagem ao ex-governador cearense Plácido Castelo, o estádio ganhou o apelido carinhoso de Castelão.

5. Bondes elétricos 

Em substituição aos bondes puxados por burros, os bondes elétricos começaram a circular na cidade no dia 9 de outubro de 1913. Havia bondes de “tostão” e de “dois tostões”, isto é, de 100 e de 200 réis, que eram identificados pela cor. O de segunda classe era prateado e o de primeira classe era pintado de verde.

4. Maior parque aquático da América Latina 

Localizado na Praia do Porto das Dunas, o famoso parque aquático Beach Park é diversão garantida para toda a família. São 20 mil metros quadrados de parque, distribuídos em praias, resorts, lounges e restaurantes.

3. Teatro José de Alencar

Inaugurado em 1910, o teatro mais famoso de Fortaleza comporta 800 lugares entre os seus 3 andares de construção. O complexo do Teatro José de Alencar ainda conta com auditório, espaço a céu aberto para apresentações e um prédio anexo que é sede do Centro de Artes Cênicas (CENA).

2. História 

Capitania dependente, o Ceará teve a sua formação econômica iniciada no século XVII com a pecuária, para fornecer carne e tração à economia açucareira estabelecida na Zona da Mata. E Fortaleza, fundada em 13 de abril de 1726, ficou à margem.

1. Litoral

O litoral de Fortaleza possui uma extensão de 34 quilômetros, com um total de 15 praias principais. Tem como limites a foz dos rios Ceará, ao norte, e Pacoti, ao sul. As praias mais frequentadas pelos fortalezenses são: Praia do Futuro (leste), Meireles, Mucuripe e Praia de Iracema (norte), Leste-Oeste e Barra do Ceará (Oeste).

Tags: