MEC oferece curso gratuito para professores de alfabetização

Além do curso online, professores brasileiros poderão participar de capacitação presencial em Portugal

A partir do dia 11 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) vai ofertar curso gratuito e a distância para a qualificação de 40 mil professores de alfabetização, com duração total de 160 horas. O curso Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) deverá ser acessado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec), onde os professores poderão assistir a vídeos, baixar os materiais de leitura e preparar as tarefas de estudo. 

“O curso é composto por um manual teórico, de 24 capítulos, elaborado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, e um Programa de Intervenção Prático, desenvolvido pelo Centro de Investigação e Intervenção na Leitura do Instituto Politécnico do Porto. A Universidade Aberta de Portugal ficou responsável por gravar as vídeoaulas e produzir as legendas para o português do Brasil”, informou o MEC em nota. 

O conteúdo abarca noções fundamentais de alfabetização, da aprendizagem da leitura e escrita e das dificuldades desse processo. Além do curso online, professores brasileiros poderão participar de capacitação presencial em Portugal. A Capes deverá abrir editais para esses cursos nos próximos dois anos. No total, são previstos investimentos de R$ 6,3 milhões na formação de professores alfabetizadores. 

Tags: