10 curiosidades sobre a região Nordeste

Confira a lista de curiosidades e fatos interessantes sobre a região Nordeste do Brasil

Nesta sexta-feira, 08 de outubro, se comemora no Brasil o Dia do Nordestino. A data tem o objetivo de homenagear a riqueza cultural da região,  e foi instituída em 2019 pela Câmara Municipal de São Paulo. O dia foi escolhido em homenagem ao nascimento do cantor e compositor cearense Antônio Gonçalves da Silva, popularmente conhecido como Patativa do Assaré. Para celebrar a data e homenagear a população nordestina preparamos uma lista com 10 curiosidades e fatos interessantes sobre no Nordeste brasileiro.

10. Região com mais estados 

A região nordestina é a que conta com o maior número de estados brasileiros, totalizando nove: Alagoas; Ceará; Bahia; Paraíba; Maranhão; Piauí; Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. A grande quantidade de estados levou a região a se subdividir em: meio-norte, sertão, agreste e zona da mata, devidos as diferentes características físicas presentes em sua longa faixa de extensão territorial.
9. Maior estado nordestino 
O maior estado da região é a Bahia, cujo formato lembra o próprio mapa do Brasil! Tamanha extensão territorial faz com que o estado faça divisa com mais oito – Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Piauí, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Tocantins. Como resultado, pode-se perceber o desenvolvimento de uma cultura riquíssima e influenciada por todos eles.
8. Capital estadual mais antiga do país
Recife é a capital estadual mais antiga do país, fundada em 1537, a cidade proporciona uma verdadeira aula de história brasileira aos turistas. Então, se você gosta do assunto, vale a pena fazer alguns passeios por Olinda e Recife Antigo.
7. Produção de cacau
A maior produção de cacau do Brasil vem da Bahia. O estado é responsável por 95% da produção total de cacau no país.
6. Litoral maranhense
A região possui a maior quantidade de ilhas de todo o litoral brasileiro. Além disso, o Maranhão possui a maior porção de manguezais do Brasil, com uma porcentagem próxima a 50%. A quantidade de baías, penínsulas, estuários e arquipélagos costeiros também se destaca. Por isso, a costa maranhense é um dos trechos litorâneos mais bonitos e preservados do país.
5. Primeira cidade onde o sol nasce 
João Pessoa, capital da Paraíba, é a cidade onde o sol nasce primeiro no país, por sediar a Ponta do Seixas, ponto mais oriental da América. Por isso, a região é conhecida como Porta do Sol.
4. Variedade musical 
As tradições do Nordeste incluem muita música e festas comemorativas. A região é berço de diversos estilos, como o forró, o maracatu, o axé, o frevo, o xaxado, o samba de roda e o mangue beat.
3. Capoeira 
A capoeira foi introduzida no Brasil pelos escravos africanos, é considerada uma modalidade de luta e também de dança. Adquiriu adeptos rapidamente nos estados nordestinos, principalmente na Bahia e Pernambuco.
2. Maior cajueiro do mundo 
O cajueiro de Pirangi, na região metropolitana de Natal, tem 8.500 metros quadrados de copa, o que lhe conferiu o título de maior cajueiro do mundo pelo Guiness Book. Seu tamanho equivale a 70 cajueiros e produz de 60 mil a 80 mil cajus por safra. Porém, o título é questionado pelo Cajueiro Rei, no Piauí, cuja medição traz 300 metros quadrados a mais que o potiguar.
1. Lista de patrimônios 
Com séculos de história e cultura, a região Nordeste concentra importante patrimônio histórico, desde fortes coloniais a igrejas barrocas. Muitos deles foram reconhecidos como Patrimônios Culturais da Humanidade pela Unesco, por exemplo: centros históricos de Salvador, Olinda e São Luiz; Praça de São Francisco em São Cristóvão.
Tags: